Tubarão será premiada em São Paulo por geração de energia renovável
O prefeito Joares Ponticelli e o secretário de Desenvolvimento Econômico Alexandre Moraes estarão em São Paulo nesta quarta (21) e quinta-feira (22) para receber as premiações por Tubarão ser a cidade número um em duas categorias: energia renovável do Sul e energia renovável em cidades entre 100 e 500 mil habitantes, graças ao destaque na geração deste componente alcançado pela Usina Solar Cidade Azul. Esse critério consta em um ranking da consultoria Urban Systems e publicada com exclusividade pela revista Exame.
Inaugurado em 2014, o empreendimento solar da Engie teve investimentos de R$ 30 milhões e produz energia para 2,5 mil residências por ano a partir de painéis solares. Joares e Alexandre visitaram esse parque gerador na semana passada, quando convidaram o gerente regional do complexo Jefferson Oliveira para participar do recebimento da premiação em São Paulo.
Esse ranking da Urban Systems lista 100 cidades como as mais inteligentes do país em diversas áreas como mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia, inovação, saúde, educação, empreendedorismo, governança, economia e segurança. Tubarão não entrou nesse ranking, mas assim mesmo garantiu presença com o diferencial da energia solar.
“A cidade de Tubarão (SC) foi destaque no ranking da Urban Systems em geração de energia renovável. Tubarão tem a maior usina solar e a maior potência outorgada para geração fotovoltaica (solar) do Brasil, de 3.068 kilowatts. Também tem 2.100 kW em potência de usinas eólicas. Em 2017, a região tomou uma iniciativa de integração: a Unisul começou a ofertar um curso de pós-graduação em energias renováveis e sustentabilidade”, cita a reportagem da revista Exame.