Vacinação contra HPV em meninos tem faixa etária ampliada

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20) a ampliação da faixa etária dos meninos que serão incluídos na campanha de vacinação contra o HPV. As vacinas, antes direcionadas a meninos com idades entre 12 e 13 anos, agora poderão ser aplicadas em jovens dos 11 aos 15 anos incompletos.

Nos postos de saúde de Tubarão, as doses já estão disponíveis nas unidades que possuem sala de vacinação: Policlínica Central, Mato Alto, São Luiz, Revoredo, KM 60, Caic, Morrotes, Sertão dos Corrêas e São Cristóvão. Já nos postos do Campestre, Congonhas, São Martinho e Bom Pastor.

A projeção do Ministério é de que a ampliação beneficie 3,3 milhões de adolescentes a mais do que o universo anterior, com uma meta de vacinação de 80% dos 7 milhões de jovens que se enquadram nesta nova faixa de idade.

A vacina disponibilizada para os meninos é a quadrivalente e o esquema vacinal, composto por duas doses, com seis meses de intervalo entre elas, confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal.

Até o ano passado, a imunização era oferecida apenas para meninas. O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

 

 

HPV para meninas – As meninas que chegaram aos 14 anos sem tomar a vacina ou que não completaram as duas doses indicadas também devem ser vacinadas. Estimativas da OMS indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 265 mil mulheres morrem devido à doença em todo o mundo, anualmente. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima 16 mil novos casos por ano.