Estudantes fazem passeio de trem até Capivari de Baixo
Cerca de 90 alunos de cinco escolas municipais de Tubarão realizaram nesta terça-feira (20) um passeio de trem até Capivari de Baixo, uma iniciativa da Fundação Municipal de Educação (FME) em parceria com o Museu Ferroviário.
O passeio teve com ponto de partida o Museu Ferroviário e contou com a presença o prefeito Joares Ponticelli, o secretário de Gestão Caio Tokarski e o presidente a FME, Mário Cezar Cardoso.
“Quando iniciamos nosso Governo sempre tivemos essa vontade de aproximar a cidade da Sociedade dos Amigos a Locomotiva a Vapor (Salv) e da história da ferrovia que foi muito importante para o desenvolvimento e crescimento de Tubarão. Vamos fazer um passeio muito legal”, saudou o prefeito Joares ainda na plataforma da estação Diomício Freitas, junto ao Museu Ferroviário.
Antes do embarque nos três vagões de passageiros, os alunos, acompanhados de vários professores e diretores, receberam instruções gerais de segurança da viagem e um resumo histórico da ferrovia em Tubarão.
A ansiedade e animação da criançada era visível. Eles queriam subir logo nos vagões, sentar nas poltronas, ouvir o apito da locomotiva e apreciar a paisagem pelas janelas. Quando o solavanco do trem denunciou o início do passeio, os estudantes se acomodaram nos assentos e trocaram a agitação pela calma: era preciso mais concentração e menos barulho para curtir o passeio.
“É diferente, melhor que de ônibus ou carro”, contou uma menina de 10 anos, que registrava as cenas com a câmera do telefone celular.
O trem seguiu pelos bairros Congonhas, Andrino e Passagem até chegar à ponte sobre o rio Capivari, onde a locomotiva parou alguns instantes para que os passageiros pudessem apreciar a paisagem. O trem seguiu até mais à frente, nas imediações da Usina Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, onde foi feito o retorno.
Quem quiser fazer o passeio de trem
O Museu Ferroviário já está organizando novos passeios de trem abertos à comunidade a partir de agosto, quando serão realizadas viagens até Jaguaruna de 15 em 15 dias ao custo de R$ 50 por pessoa.
A partir de outubro iniciam os passeios a Laguna ao custo de R$ 100 por pessoa. Mais informações para consultas e agendamentos no telefone (48) 3632-3450, no Museu Ferroviário.