Novo aplicativo deve conectar cidadão ao SUS

O Ministério da Saúde, em parceria com o Google, lançou uma ferramenta digital que funcionará como um novo canal de comunicação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o cidadão.

O aplicativo e-Saúde, que funcionará em smartphones e tablets, foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS, e dentre suas principais funções é a capacidade de identificar, a partir da localização do usuário, o local mais próximo para atendimento em farmácia básica, postos de saúde, serviços de urgência, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial e centros de especialidades. Isso com a ajuda e informações do Google Maps.

O aplicativo vai oferecer informação online individual e pode acabar com a papelada que muitas vezes acaba complicando a vida dos pacientes. “Basta baixar o App, disponível para IOS e Android, e o cidadão poderá acessar dados do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), lista de medicamentos retirados nas unidades de saúde, acompanhamento de vacinação, lista de exames realizados, últimos atendimentos e outras informações”, explica o coordenador do sistema de Informação E-sus, da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Tiago Doneda.

O acesso ao aplicativo é individual através do CPF e uma senha que o próprio usuário irá registrar. Outra opção no sistema é a Ouvidoria do SUS, disponibilizada para receber denúncias, queixas de atendimentos e outros problemas.