ACS participam de projeto que aborda sexualidade

Os agentes comunitários de saúde do município participam de uma capacitação sobre sexualidade. Os 240 servidores foram separados em grupos, e as atividades estão sendo oferecidas em etapas. O projeto “Álbum de Família” está sendo desenvolvido através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde, SESC e acadêmicos de Medicina da Unisul.

O projeto aborda a sexualidade em diferentes situações: adolescência, vida adulta, com idosos e pessoas com qualquer deficiência. “Como nós trabalhamos com a população, é mais que uma obrigação ter o conhecimento para passar para outras pessoas”, afirmou a agente comunitária de saúde da ESF Recife, Rosilene Ribeiro.

A proposta é criar condições para promover ações educativas voltadas para a saúde sexual e reprodutiva. “É um passo para a desmistificação da sexualidade e facilitar a abordagem do agente nas famílias”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Nayara de Medeiros.

O tema contribui para os direitos reprodutivos, particularmente o direito de ter acesso à informação e de decidir livremente e com responsabilidade sobre o número, o espaçamento e a oportunidade de ter filhos.

De acordo com o acadêmico do 9° semestre de Medicina André Luciano, os agentes comunitários são de extrema importância para a Atenção Básica, pois eles têm acesso às informações íntimas de cada família através do contato contínuo. “Os maiores problemas ocorrem justamente pela falta de informação, neste caso, o agente pode, junto com a família, verificar o problema, conversar com os cidadãos e entender o que está acontecendo e até ajudar a resolver”, explicou André.

Agenda:

Local: Auditório do Sesc
Horário: 14h às 16h

20/08 (1º grupo); 27/08 (1º grupo); 28/08 (2º grupo); 03/09 (1º grupo); 04/09 (2º grupo); 10/09 (1º grupo); 11/09 (2º grupo); 18/09 (2º grupo)

Obs.: Grupos 3, 4 e 5 ainda não têm datas definidas.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT