Moradores da região 3 definem obras prioritárias

Os moradores da região 3, compreendida por Centro, Morro do Canudo e Lar da Menina, discutiram nesta terça-feira (25) as obras prioritárias para 2015. O encontro faz parte da primeira fase do Orçamento Participativo, das assembleias, onde as comunidades debatem as necessidades e obras importantes a serem realizadas pelo município. A reunião da região central ocorreu no Centro de Atividades da Catedral.

Entre as demandas apresentadas estão obras de infraestrutura, melhorias no trânsito e disponibilização de áreas para a prática de esportes e lazer. Desta forma, foram definidas como prioridades resolver os alagamentos e pavimentações das ruas e vielas na região central da cidade; construção ou revitalização de praças (com a limpeza dos espaços, iluminação pública e instalação de equipamentos de lazer) e sinalização, redutores de velocidade e adequações no trânsito.

Ainda durante a reunião os moradores fizeram indicativos de obras para a região e para o município. Em relação à região, as comunidades apresentaram a necessidade de urbanização das avenidas beira-rio e em termos municipais, o indicativo é a mobilidade urbana (como a construção de novas pontes, ciclovias e implementação de um novo sistema de transporte público).

Próxima assembleia – A região 4, composta por Congonhas e Santo Antônio de Pádua, recebem a assembleia do OP na próxima terça-feira (1º). O encontro será às 19h30, no Salão Paroquial Santo Antônio.

O OP – O Orçamento Participativo é o programa onde a população escolhe as obras que serão executadas pelo município em seus bairros. Para isto, a cidade foi subdividida em 18 regiões, que englobam as comunidades próximas, que elegem suas prioridades e delegados durante as assembleias regionais, primeira etapa do programa. Em seguida, a Caravana da Solidariedade entra em cena, quando os delegados conhecem as prioridades por meio de assembleias ou visitas. Em seguida, acontece a plenária dos delegados, quando são definidas, dentre as prioridades das comunidades, aquelas que serão encaminhadas ao Conselho Municipal do OP, assim como são escolhidos os membros deste conselho. Por fim, o Conselho Municipal acompanha a execução das obras e informa aos delegados o andamento dos trabalhos.