Campanha incentiva tubaronenses a doar parte do Imposto de Renda

O desafio está lançado: “a cada um real a mais que for doado pelas empresas, vamos colocar um real da prefeitura”, disse o prefeito Joares Ponticelli, no lançamento da campanha que incentiva as pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte do Imposto de Renda devido, ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), na manhã desta sexta-feira (7).

A prefeitura reuniu empresários, vereadores, contabilistas, representantes das entidades beneficentes e imprensa, para conhecer detalhes da campanha intitulada “Invista nas crianças de nossa cidade!”.

A iniciativa, encabeçada pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Tubarão e Região (Sindicont), espera motivar os tubaronenses a doarem para o FIA. “As doações não causam nenhum ônus ao contribuinte, já que é um remanejamento de parte do imposto devido, que ser, posteriormente redirecionado às instituições e órgãos indicados nas declarações”, destaca o diretor-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social, André Fretta May.

Neste ano, recursos do FIA – quase R$ 500 mil – foram repassados a seis entidades de Tubarão. Os recursos são coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que tem a responsabilidade de gerir e fiscalizar a aplicação do dinheiro. “Todo o processo é bem criterioso. Os conselheiros analisam tudo, desde a viabilidade dos projetos apresentados pelas entidades, até o uso no dia a dia”, explica a presidente do CMDCA, Nazarete Silva de Oliveira.

O prefeito Joares Ponticelli ressaltou que essa é uma ação conjunta, a favor da cidade. “A intenção é que os tributos pagos pelos tubaronenses fiquem na própria cidade. Quando optamos por destinar os tributos que pagamos ao FIA, sabemos que estamos apoiando entidades que têm suas atuações reconhecidas, que prestam um serviço de excelência e muito importante”, frisou.

Ponticelli afirmou ainda que tem tratado as questões sociais com muita sensibilidade. “Nosso governo quer cuidar das pessoas. A sociedade vive profundas transformações e nossa missão é reorganizá-la, apontar o caminho, indicar uma direção”, atestou.


Doação – Ainda neste ano é possível fazer o repasse para o FIA. Ao declarar o Imposto de Renda, até o dia 28 de abril, podem ser feitas doações que variam de 3% a 6%. Para tanto, o próprio formulário eletrônico da declaração completa, seja uma nova ou o ajuste anual, possui o ícone que indica o local a ser preenchido, e os demais passos a serem seguidos, de acordo com as instruções na tela.