Tubarão assina acordo de cooperação com programa Verde é Vida

Para garantir as ações desenvolvidas pelo Projeto Verde é Vida pelos próximos quatro anos foi assinado nesta quarta-feira, em Braço do Norte, a assinatura do Acordo de Cooperação entre a A Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra e a prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Educação (FME).

Conforme o coordenador pedagógico do Verde é Vida, biólogo José Leon Macedo Fernandes, a assinatura é uma prática do Projeto, a cada quatro anos, quando mudam as administrações municipais, após as eleições. “O objetivo do Acordo é definir as ações que iremos desenvolver em parceria com as escolas de cada município parceiro”, explica.

De acordo com o diretor-presidente da FME, Mário Cardoso, as ações de conscientização, conservação e preservação ambiental são fundamentais na unidade escolar. “As escola de educação básica na área rural, por meio do programa, instrumentam as comunidades para evitar o êxodo e futuro esvaziamento do campo”, destaca.

O ano de 2016 encerrou com a participação de 70 municípios no Programa de Ação Sócio-Ambiental do Projeto Verde é Vida. A previsão para 2017 é que este número permaneça. “Estes não são os números definitivos. Ao final da assinatura das parcerias é que saberemos concretamente a abrangência que o Projeto terá a partir deste ano”, informa Adalberto Sidnei Huve, coordenador geral do Projeto Verde é Vida.

Além da continuidade dos trabalhos – Bolsa de Sementes, Ação Conjunta, Reuniões Pedagógicas, palestras, Recolhimento de Óleo Saturado, Pesquisa Científica e outros -, a equipe do Verde é Vida irá implantar novos trabalhos.

Para o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, o sucesso do trabalho do Projeto Verde é Vida deve-se justamente às parcerias realizadas com os municípios e escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “São os professores, alunos e a comunidade em geral que nos motivam a sempre incrementar as atividades do Verde é Vida. Por isso a assinatura do termo é tão importante”, enfatiza Werner.