Associação de Catadores de Materiais Recicláveis será reativada
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) realizou nesta segunda-feira (13) uma reunião para colocar em operação a Associação de Catadores e Selecionadores de Resíduos Sólidos. O primeiro passo é disponibilizar um galpão para a sede da entidade.
Participaram do encontro integrantes da Funat e representantes de empresas e instituição parcerias como Celesc, Cáritas Diocesana e Unisul. A associação surgiu em 2014 e em 2015 foi efetivamente constituída com CNJP, mas não chegou a entrar em operação. De acordo com o fiscal sanitário André Domingos Saturno, Tubarão tem hoje cerca de 15 pessoas que trabalham como coletoras e são interessadas em trabalhar em equipe em um formato de associação.
“Há muito mais pessoas que vivem dessa atividade, mas que trabalham individualmente. Vamos fazer um trabalho de divulgação junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para trazer esse pessoal para a associação”, comenta André.
Um local que poderá abrigar a sede dessa associação é a estrutura onde funcionava o antigo Galpão Solidário, no bairro Bom Pastor, próximo ao Presídio Regional. Nesta quarta-feira (15) será realizada uma segunda reunião, na Celesc, para dar continuidade ao tema.