Dia Nacional da População em Situação de Rua é lembrado no Centro Pop

Quinzenalmente o Centro Pop realiza encontros temáticos com a população em situação de rua, com objetivo de se trabalhar cidadania, saúde, mercado de trabalho, e temas de interesse para resgatar valores de vida, autoestima, autonomia, cuidados básicos, superação de obstáculos, planejamento, entre outros. Alusivo ao dia 19 de agosto, data em que é comemorado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, nesta sexta-feira (18) foi realizado um encontro para confraternização e reflexão.

O evento iniciou com uma introdução referente ao tema e logo após contou com uma palestra, ministrada com recortes, slides e documentários. “O encontro não é comemorativo ao massacre que aconteceu, e sim da luta e das políticas públicas criadas em razão desta e de outras ações violentas e discriminatórias. É lamentável que tenhamos pessoas vivendo nessas condições, sendo tratadas como bicho ou vivendo na invisibilidade”, destaca a coordenadora do Centro Pop, Rafaela da Silva Antunes.

A atividade encerrou com debate organizado e um lanche.

Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é a data de aniversário de uma, entre tantas tragédias brasileiras, o massacre na Praça de Sé, que aconteceu no centro de São Paulo, em 2004, onde moradores de rua foram brutalmente assassinados com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. Ficou conhecido como “massacre da Sé”, tendo repercussão internacional.

Centro Pop

Tubarão possui o Centro Pop, que é um equipamento da assistência social para atendimento a população de rua. Além do trabalho em grupo, realiza o atendimento básico (banho, alimentação, entrega de materiais de higiene, entrega de roupas recebidas de doação, espaço para guarda e pertences, etc) e o especializado em parceria com outros setores que atendem muito bem essas pessoas. Pode-se destacar: ESF, Caps, Caps Ad, Caes, Sine, HNSC e o Albergue. Realiza ainda abordagem diurna diariamente, através do Serviço de Abordagem Social e abordagem noturna em parceria com DC, GMT, PM em dias de intenso frio para distribuição de cobertores e condução ao Albergue.

Interessados em realizar doações ou ajudar uma pessoa em situação de rua pode entrar em contato com o Centro Pop, por meio do telefone 3626-7235 para mais informações ou comparecer no local. O endereço é: Rua José João Mateus, nº 82, ao lado do Albergue.