Prefeitura consulta Capitania dos Portos sobre projeto da nova passarela de concreto

Para tratar dos procedimentos necessários para a construção da passarela de concreto, em substituição a ponte pênsil em frente à Unisul, o prefeito Joares Ponticelli se reuniu nesta sexta-feira (3) com o delegado da Capitania dos Portos de Laguna, Capitão de Corveta Marcos Maia dos Santos, e o gestor-coordenador de Defesa Civil, Djalma Alves.

O projeto de infraestrutura precisa da autorização da Marinha, pois o trecho do Rio Tubarão em que compreende a construção da passarela está em área de navegação.

No encontro foi apresentado um resumo do projeto e a importância da obra naquela região. A ponte pênsil foi destruída no vendaval do dia 16 de outubro do ano passado e dificultou a mobilidade de milhares de estudantes do Colégio Dehon e da Unisul, que precisam agora utilizar as pontes no bairro Morrotes ou Centro.

“Estamos antecipando os processos para que tão logo a Defesa Civil Nacional comunique a liberação dos recursos possamos concluir o projeto e lançar a licitação e resolver rapidamente a questão da travessia”, destacou o prefeito.

Um anteprojeto solicitado pela equipe da prefeitura prevê a construção de uma passarela de concreto com largura entre três e quatro metros, com cobertura e um outro modelo sem cobertura. A ideia é beneficiar pedestres e ciclistas. “Um desafio na elaboração desse projeto é permitir a passagem das bicicletas, mas impedir o tráfego das motocicletas. Afinal, os dois têm características semelhantes”, ressaltou Ponticelli.

O Capitão de Corveta Marcos Maia informou que neste caso específico a Capitania dos Portos deve conceder as autorizações necessárias sem muitas complicações.