Testes rápidos estão à disposição da comunidade

Já faz algum tempo que as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tubarão oferecem à comunidade os testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite (B e C). Mas, mesmo assim, a procura pelos exames preventivos não é tão significativa. Segundo especialistas, ainda há muito preconceito por parte dos moradores em relação ao tema.

O ministério da Saúde disponibiliza desde 2005 os testes rápidos nas Unidades Básicas. Em Tubarão, a implantação parcial do sistema ocorreu em 2014. Este ano, o trabalho de diagnóstico e rastreamento atingiu todos os postos do município.

Nas Unidades de Saúde de Tubarão, os exames podem ser feitos com a amostra de sangue. Mas em clínicas particulares, a coleta também pode ser feita com amostras de fluido oral ou plasma.

“Com o teste rápido, nós conseguimos constatar, de forma rápida, se o paciente é portador do vírus HIV. Entre o primeiro exame e o segundo, que serve como contraprova, é possível fazer o diagnóstico e encaminhar a pessoa para tratamento no Caes, que é o Centro de Atendimento Especializado em Saúde. Assim, nós podemos iniciar o tratamento o mais cedo possível”, relatou a enfermeira e estudiosa no assunto, Chaiana Esmeraldino Mendes Marcos.

Dezembro é considerado, pelo Governo Federal, como o mês de combate ao vírus da Aids. Em comemoração a data, profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Tubarão, já realizaram palestras sobre o tema para alunos e professores do Ceja, o Centro de Ensino para Jovens e Adultos da Cidade Azul.

 

Fonte: Decom/PMT