Contos Infantis serão lançados pela Acatul

Os contos “Folcloruxa e os rochedos misteriosos” e “Um sapo dorminhoco, uma fada, um reino e um semeador de estrelas” uniram-se em um livro cheio de fantasias voltado para os pequenos. A obra será lançada pela Academia Tubaronense de Letras (Acatul) no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, na próxima sexta-feira (27).

“Folcloruxa e os rochedos misteriosos” se passa em um universo ficcional criado pela escritora tubaronense Miryan Maier Nunes. A história dá continuidade às aventuras de uma bruxinha simpática, personagem de outro livro lançado no ano de 2007 pela mesma escritora, intitulado “Folcloruxa”. A história agora, caminhou no tempo, e traz Folcloruxa como uma bruxinha adolescente.

Morando no interior de Florianópolis, a garota é convidada a visitar sua Bruxavó, que mora em Tubarão. Chegando à cidade a bruxinha encontra seu tio-avô que mora em Araranguá. É a partir deste encontro que a narrativa passa a enredar um universo fantástico e misterioso, onde as raízes do folclore e de lendas que povoam o imaginário da Ilha da Magia e da região do Morro dos Conventos, em Araranguá, se entrelaçam.

“Um sapo dorminhoco, uma fada, um reino e um semeador de estrelas” traz para a contemporaneidade um elenco de personagens típicos dos antigos contos de fadas medievais: o rei, a rainha, a princesa, a fada e um sapo que dorme aconchegado num canteiro de hortênsias, num dos jardins do palácio.

Nesta narrativa, a escritora Maria Felomena Souza Espíndola (Mariazinha), vai quebrando, sutilmente, estereótipos seculares. A fada não é jovem, nem bela; o sapo não quer virar príncipe; a princesa não fica órfã da mãe, como é recorrente nos contos tradicionais; à rainha é confiada a tarefa de superar a “fragilidade feminina” para dar continuidade a uma política de justiça, em um reino cujo rei se “encantará”; já à princesinha é dado o direito de ser apenas uma criança entre as outras.

Além de histórias recheadas de muita magia e fantasia, o livro ainda guarda uma surpresa. Para conter as duas narrativas de forma criativa, as escritoras criaram uma forma diferente para que a leitura se torne ainda mais divertida. “Quando virado de ponta cabeça um dos contos pode ser lido. Esta foi uma forma de unir duas histórias parecidas por tratarem de uma fada e uma bruxa, dois clássicos dos contos de fada”, explica uma das escritoras e também presidente da Academia Tubaronense de Letras (Acatul), Miryan Maier Nunes.

O projeto de lançamento do livro recebe apoio da Tractebel e da Fundação de Cultura e Esporte.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT