Diversas atrações embalaram a sexta-feira no Happy Hour Cultural

Céu azul, árvores grandes com folhas verdinhas, ar puro e muita criatividade. O desenho colorido das crianças da rede pública de ensino mostram o mundo ideal em que gostariam de viver. Na noite da última sexta-feira (10), ocorreu a premiação do concurso de desenho sobre consciência ambiental, promovido pela Escola Yesbras, em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat). O evento integrou a programação da Semana do Meio Ambiente e fez parte do Happy Hour Cultural e classificou quatro ganhadores.

O projeto recebeu desenhos de quase quatro mil alunos de 1ª a 5ª série de escolas públicas de Tubarão. De sala em sala, foi passado explicando sobre conscientização ambiental e proposto aos alunos que, por meio da arte, expressassem essa preocupação. Os quase quatro mil desenhos passaram por uma triagem, onde selecionaram 450. Destes, 132 foram autorizados pelos pais a serem expostos no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, e os quatro mais votados receberam premiação.

O 1º, 2° e 3º lugar foram escolhidos a partir do voto da banca examinadora, composta pela diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Fernandes; diretor-presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Guilherme Bressan; coordenadora do Meio Ambiente Renata Porto; coordenadora de Cultura, Lilian Guedes; e o diretor de música do CMC – Museu Willy Zumblick, Fernando Hubbe. “Foi uma interação muito grande que tivemos. Com certeza foi uma forma de levarmos a informação relacionada ao Meio Ambiente às crianças e também ao público adulto”, enfatizou o diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan.

O primeiro lugar foi entregue a aluna da 1ª série da EMEB São Judas Tadeu Clarice de Oliveira Dionízio, que ganhou um tablet; o segundo lugar foi para a aluna Rayra Guedert Luis do 4° ano da EMEB Arino Bressan, que ganhou uma viagem ao Beto Carreiro, para ir acompanhado do pai, no mês de agosto; e em terceiro lugar ficou a aluna Emily Vitória Corrêa de Souza, do 3° ano da EMEB João Hilário de Melo, que ganhou uma rádio portátil com tema infantil. Já o quarto lugar foi escolhido em voto popular, por quem esteve presente no evento, e o desenho escolhido foi o da aluna Alana Moraes Esmeraldino, do 5° ano da EEB Professor Arno Hübbe, que ganhou também um rádio portátil. “O evento foi um sucesso e reuniu um grande público no CMC. Ver tantas crianças, já com essa consciência ambiental, não há nada que pague” ressaltou o diretor e proprietário da Escola Yesbras, Marino Schmitz.

Em clima de Dia dos Namorados, o Happy Hour Cultural também contou com muita música romântica, regida pelo Coral Municipal, que fez a 2ª edição do “Cantando o Amor”. Também esteve presente a orquestra mirim da Tractebel, bem como o grupo de dança da mesma entidade.

Outra atração foi a abertura da exposição do doutor José Warmuth Teixeira, com tema “No plural”. A exposição de fotografias compostas por muitos objetos e animais, destacando o coletivo de todos os países pelo qual passou, ficará no CMC até o dia 7 de julho.

 

Fonte: Decom/PMT