Ilhas de sustentabilidade fazem sucesso em Tubarão

Sete ilhas de sustentabilidade foram espalhadas pelos locais mais movimentados da cidade. O resultado? Diversos eletrônicos, garrafas de óleo, agasalhos, pilhas e baterias, cobertores e lenços foram arrecadados. Cada um destes terá a destinação correta e os moradores que fizeram as doações, através das informações adquiridas nas ilhas, agora também sabem como fazê-la.

A ação foi realizada em alusão a Semana Municipal de Meio Ambiente, das 9h às 17h. Foram sete os locais escolhidos: Loja Afubra, com a vitrine ecológica, coleta de eletrônicos e óleo de cozinha; Unisul, onde foram recolhidos eletrônicos, óleo de cozinha e que sediou a exposição dos produtos sustentáveis. Tubarão Saneamento, que recolheu óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias; Funat, que também foi ponto de coleta e onde estavam sendo doadas diversas mudas de árvores. Eco-Clínica, também ponto de coleta e de doação de lenços e agasalhos; e, por último IFSC, onde aconteceu uma oficina de origami.

Na ilha de sustentabilidade localizada na Unisul estavam duas artesãs do programa Economia Solidária. Na exposição, haviam sabões feitos de óleo de cozinha usado, vasos com jornais, revistas, filtros de café antigos e usados respectivamente e produtos de limpeza. “Além de termos a satisfação de realizar este trabalho, estamos colaborando com o meio ambiente, porque evitamos que o óleo por exemplo, seja descartado incorretamente”, afirma Maria Inês de Oliveira, participante do Economia Solidária.

Os visitantes das ilhas, receberam orientações de como descartar corretamente os resíduos e sobre o consumo consciente. “Falei sobre pilhas e baterias, locais para descarte dos mesmos e ainda sobre a importância do saneamento, coleta seletiva e limpeza de caixa d’água. Passamos também muitos folderes explicativos”, detalha a analista de Recursos Humanos da Tubarão Saneamento Jenifer dos Santos Santana Fernandes. Ela ainda destaca que acredita que seu ponto de coleta de eletrônicos foi o que mais recebeu doações devido a divulgação dos moradores.

Todos os eletrônicos coletados serão entregues através do Recicla CDL, o óleo saturado coletado será direcionado ao Núcleo Educacional Ambiental da Fundação de Meio Ambiente e será utilizado nas oficinas de sabão oferecidas a comunidade. “Todo dia D tem a coleta de eletrônicos. Quanto ao óleo de cozinha, temos pontos fixos de coleta no município que são: Fulbra, Funat, Lar da Menina, Giassi, Althoff e escola Henrique Fontes”, ressalta o diretor-presidente da Funat Guilherme Bressan.

Estabelece-se também, que todo local que vende eletrônicos ou lâmpadas tem o dever de receber os mesmos, já usados, dos compradores segundo a lei de logística reversa.

 

Fonte: Decom/PMT