Palestra sobre compostagem é realizada no Exército
Seguindo a programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, uma palestra sobre compostagem foi realizada pelo engenheiro agrônomo Marco Aurélio Salvaro de Souza. A ação ocorreu nesta terça-feira (07) para os soldados do 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria e tratou do panorama da reciclagem a nível municipal e nacional.
O engenheiro trabalha com compostagem recolhendo os resíduos de restaurantes, transformando-os em adubo e realizando a venda destes. Na palestra, ele explicou como seguir seus passos e também falou sobre as iniciativas de destinação correta de resíduos que o município possui e o que ainda pode ser implantado.
A palestra é fruto de uma iniciativa da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funat), realizada ano passado, na semana Lixo Zero. Na ocasião, o diretor-presidente da Funat, Guilherme Bressan ministrou uma oficina voltada para o pessoal da cozinha do Exército, sobre compostagem do lixo orgânico. “O trabalho é importante porque praticamente 50% dos resíduos produzidos são orgânicos. Ele é o grande responsável pelos contaminantes do aterro sanitário. É fundamental ensinarmos ao cidadão a fazer a compostagem em casa, nas cidades e nos bairros, dentro da proposta Lixo Zero”, ressalta Bressan.
O Exército de Tubarão, que tem um volume grande de resíduos produzidos já realiza compostagem desde a oficina ministrada ano passado. Em metade dos resíduos produzidos é realizado a compostagem. Outros 25% são lixos secos, que tem como destino a reciclagem. Apenas o restante – em torno de 25% – vai para o aterro sanitário.
A situação atual do Exército de Tubarão é um exemplo do que a Funat objetiva para o município todo, com o Programa Lixo Zero. As diversas atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente trabalham nesse sentido.
Fonte: Decom/PMT