Tubarão tem a melhor equipe de caratê do Brasil

Durante dois dias a cidade de Tubarão foi sede do Campeonato Brasileiro de Caratê. Passaram pela Cidade Azul os melhores atletas do Brasil. O 32º Campeonato Brasileiro de Caratê Goju-Ryu foi realizado entre os dias 4 e 5 na Arena Prefeito Estener Soratto da Silva. A competição reuniu mais de 20 equipes, totalizando 282 competidores, vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A competição envolveu Kata (luta imaginária) e Kumitê (luta), disputados por atletas de 4 a 57 anos, de forma individual e em equipes. Com entrada gratuita, o campeonato contou com diversos espectadores.

“Foi um evento fantástico, que só gerou elogios e foi considerado pela direção da IKGA Brasil como o melhor Campeonato Brasileiro da história. Contamos com a presença de atletas de alto nível, que fazem parte da seleção Brasileira de Karatê, bem como a presença de árbitros com credenciamento Nacional e Internacional”, comenta o professor e um dos organizadores do campeonato na Cidade Azul Fabrício de Souza.

Os atletas da equipe Academia Impacto defenderam o terceiro título brasileiro, e com a maior delegação do evento, 80 atletas conseguiram comemorar o terceiro título brasileiro, confirmando ser a melhor equipe do Brasil. No segundo lugar ficou com a equipe União do Litoral Paranaense e o terceiro com a Associação União Roça Grande de Karatê, ambas do Paraná.

Os medalhistas, acima de 12 anos, além de comemorar o pódio conquistaram vaga na disputa do Pan-Americano da modalidade, que será realizado em setembro, no Chile. Daiana Viel alcançou sua meta, foi tricampeã no Kata e Kumitê e ainda bicampeã no Kata em equipe.

“O evento movimentou não somente Tubarão, mas sim a região, hotéis lotados, restaurantes, e a cedência da arena para a realização deste evento é fundamental para o desenvolvimento do esporte e principalmente testá-la para receber grandes eventos”, comemora o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte José Acco Júnior.

A Associação Impacto Karatê tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, com o auxílio do Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico.

Fonte: Decom/PMT