Município atinge meta de vacinação contra a Gripe

Depois de quase um mês de campanha contra a gripe, o município imunizou mais de 30 mil pessoas, atingindo 95% da meta total determinada pelo Ministério da Saúde. Neste ano, muitas pessoas optaram por se imunizar mais cedo e se imunizaram na rede privada. Mesmo assim, quando iniciou o período de vacinação, a procura permaneceu intensa na rede pública. 

Com a grande procura, o município optou por disponibilizar doses nas 29 unidades básicas de saúde para facilitar o acesso. Nos outros anos, as doses eram fornecidas apenas em UBSs com salas de vacina ativa. “Nesta campanha a procura foi muito grande, chegou a faltar vacinas nas salas do município, mas estivemos sempre em contato com o Estado para conseguir imunizar todo o grupo”, destacou a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Maryucha Miranda de Oliveira.

A composição das doses utilizadas na campanha é a Trivalente, que protege contra os vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B. Essas doses foram disponibilizadas para pessoas que se enquadram no grupo de risco: crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas privadas de liberdade e comorbidades. Conforme informações do Ministério da Saúde, a vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. 

Quem ainda não se imunizou ou não faz parte do grupo de risco, deve manter alguns cuidados básicos no dia a dia para evitar a proliferação do vírus da gripe: sempre que tossir ou espirrar, tape o nariz e a boca com lenço de papel, lave as mãos frequentemente com água e sabão e se não tiver as mãos lavadas, evite mexer nos olhos, nariz e boca. Se tiver sintomas de gripe, evite cumprimentar com abraços, beijos ou aperto de mão; evite lugares com aglomeração de pessoas e em casos de dúvidas, procure sua unidade de saúde.

As doses contra a gripe são fornecidas pelo Ministério da Saúde para o Governo do Estado, que através das Regionais de Saúde fazem a distribuição para os municípios. 

Como funciona a meta para essa campanha?
Segundo o informe técnico, emitido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, a meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. 

Alguém recebe mais de uma dose? 
As crianças de 6 meses até 5 anos incompletos, que nunca foram imunizadas contra a gripe, devem receber um reforço 30 dias após a primeira aplicação. O mesmo vale para as crianças de até 8 anos, que tem diagnóstico de comorbidade. 

Quem não está no grupo de risco pode receber a dose?
Não. Todos os servidores foram orientados para imunizar apenas as pessoas que estão enquadradas no grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde recebeu denúncias neste sentido e está verificando todas essas situações. 

 

Fonte: Decom/PMT