Técnicos recebem orientações para tratar lesões com crioterapia

Seguindo com os trabalhos de orientação e prevenção com os técnicos, foi realizado no auditório da Fundação Municipal de Educação, na tarde desta segunda-feira (16), o segundo encontro com o professor e fisioterapeuta da Fundação de Cultura e Esporte, Alexandre Zabot.


Neste encontro os técnicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do tratamento de lesões com a crioterapia. Durante sessenta minutos receberam orientações de como usar a técnica e orientações de aplicação. “O importante é diagnosticar a lesão o quanto antes, diminuindo, por exemplo, a redução da dor”, orienta o fisioterapeuta, Alexandre Zabot.

O técnico na modalidade de handebol, Antônio Paulo Martins Neto, afirmou que trabalho da fisioterapeuta é fundamental na orientação e recuperação do atleta. “Encontros como esse auxiliam na forma correta de proceder quando ocorre uma lesão, orientam e tiram nossas dúvidas”, comenta Antônio Paulo Martins Neto, técnico na modalidade de handebol.

Os encontros são voltados aos técnicos do Bolsa Técnico, em uma contrapartida para qualificar os profissionais que se dedicam ao desenvolvimento do esporte na cidade de Tubarão, declara, o coordenador de ações esportivas, Antônio Alberto de Lara.

O próximo encontro acontecerá na segunda semana de agosto, com o tema “Processos de reabilitação e as lesões mais comuns”.

Crioterapia – Método terapêutico no qual partes do corpo são submetidas a baixas temperaturas com o objetivo de tratar lesões ou mesmo recuperar a musculatura, após uma prova ou treino, principalmente de grande intensidade.
Esse tipo de terapia prevê a aplicação do frio, em forma de água ou gelo para remover o calor corporal e diminuir a temperatura dos tecidos. O efeito dessa aplicação é a vasoconstricção e a consequente diminuição do aporte sanguíneo, o que provoca redução das dores e relaxamento da musculatura.

Fonte: Decom/PMT