Compra de equipamentos deve qualificar serviços de saúde

Equipamentos clínicos para as unidades básicas de saúde, clínicas de referência e serviços especializados foram adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde, com investimento de mais de 200 mil reais. Entre as novas aquisições, algumas nunca fizeram parte da rotina dos profissionais, e a partir de agora devem qualificar os serviços oferecidos na rede municipal de saúde de Tubarão.

Conforme a enfermeira, responsável técnica e apoio institucional, Nayara de Medeiros, a seleção dos equipamentos, que resultou nesta compra, foi baseada nas necessidades apresentadas pelos profissionais da rede. 

Cuba ultrassônica, oxímetro neonatal e adulto, balança compacta e pediátrica digital, conjunto de equipamento odontológico, kit de nebulização adulto e infantil, maleta para visita domiciliar, maca, desfibrilador, termômetro digital infravermelho, aparelho de pressão arterial digital, foco (iluminação para sala de cirurgia), são alguns dos equipamentos que estão chegando para contribuir com os serviços. Ainda, foram adquiridos modelos anatômicos: adulto, infantil e simulador de parto. “Os modelos anatômicos são parte do projeto de educação permanente e treinamentos. Os demais equipamentos devem oferecer qualidade nos serviços e assistência para os nossos usuários”, destacou a profissional. 

Conforme a enfermeira Chaiana Marcon, que trabalha na comunidade de Oficinas, os novos equipamentos vão permitir dinamizar o trabalho das equipes, facilitando o diagnóstico precoce. “O oxímetro neonatal, por exemplo, até a chegada dele fazíamos a contagem dos batimentos da criança de forma manual. Com o equipamento, o trabalho é muito mais ágil, seguro e disponibiliza de uma outra informação que não tínhamos antes, que é a saturação de oxigênio”, explicou a profissional.

Fonte: Decom/PMT