Unidade de Saúde é entregue à comunidade

Mais uma unidade de saúde com espaço adequado para o exercício da Estratégia Saúde da Família foi inaugurada nesta quarta-feira, 23. A solenidade de inauguração foi realizada na nova estrutura, localizada na Rua Manoel Emerick, no loteamento Soratto, por volta das 19h.

Na nova unidade foram investidos R$ 377.727,71. Deste montante, R$ 200 mil são de emenda parlamentar do deputado Jorge Boeira e o restante contrapartida da Prefeitura Municipal de Tubarão.

Participaram do encontro o prefeito de Tubarão João Olávio Falchetti, a diretora presidente da Fundação de Saúde Tanara Cidade de Souza, representando o deputado Jorge Boeira o assessor Laércio Menegaz, os vereadores Clodoaldo de Medeiros e Júlio Angelo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Léo Goularte e o presidente do Conselho Local de Saúde Antônio Júlio, além dos familiares de Olegário Mainieri.

A antiga unidade Oficinas II estava instalada em um espaço cedido pelo ADRA, no bairro Oficinas. Na segunda-feira (28) todos os atendimentos da ESF Oficinas II já serão realizados na nova estrutura.

O presidente do Conselho Local de Saúde, o senhor Antônio Júlio, agradeceu o esforço de todos que se envolveram na construção da sede própria da unidade.

A unidade de saúde carrega em seu nome uma homenagem ao Dr. Olegário Mainieri. A dedicatória é fundamentada através da Lei Municipal N° 3934, de dezembro de 2013, de autoria do vereador Julio César Angelo Rodrigues. O doutor Olegário Mainieri, natural do Rio de Janeiro, onde ingressou na Escola de Ciências Médicas do Exército Brasileiro como 2° Tenente. Em seguida, foi promovido para 1° Tenente. Em 1961 ele foi transferido para a 3° CIA do 63° Batalhão de Infantaria, em Tubarão. Desde que chegou ao município, o médico trabalhou como pediatra nos sistemas público e privado.

A diretora presidente da Fundação Municipal de Saúde parabenizou o trabalho de toda a equipe da unidade de saúde. “Homenageamos a comunidade hoje com uma nova unidade de saúde, mas mais do que isso, homenageamos hoje um grande médico”, afirmou Tanara Cidade de Souza.

 

Sobre a obra:

Em setembro de 2013 a ordem de serviço para a construção da UBS Oficinas II foi entregue para a empresa vencedora da licitação, Construtora Pai e Filhos. Depois disso, diante de algumas alterações necessárias no projeto, o contrato com a empresa foi reincidido. A PMT instaurou processo administrativo, o que possibilitou chamar a segunda empresa, conforme colocação do processo licitatório. A construtora Nelgui assumiu a obra. Em setembro de 2014 a construção da UBS foi retomada, desta vez, os serviços partiram da fase de alvenaria e supraestrutura, que é a colocação de pilares e vigas superiores.

A nova unidade de saúde mede aproximadamente 300m², contando com cinco consultórios (odontológico, médico, enfermagem, coleta de material e curativo), sala de observação com sanitário, sala de imunização, farmácia para usuários dessa ESF, sala para ações em saúde, administrativo, ampla sala de espera, sala de esterilização e limpeza, banheiros para funcionários e banheiros para pacientes.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT