Seminário relembra enchente de 74

Nesta quinta-feira, 24, ocorreu o 8º Seminário da Enchente de 74. A maior tragédia registrada em Tubarão completa 42 anos.

O evento é realizado anualmente em cumprimento a lei 3289/2009 de autoria do então vereador Maurício da Silva. A ação é promovida pelo município, por meio da secretaria de Proteção e Defesa Civil, além do Conselho Municipal de Segurança, Câmara de Vereadores e Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão (AREA/TB).

Durante o seminário o economista e ex-reitor da Unisul José Müller, falou sobre o impacto socioeconômico da inundação de 1974 e projeção para os dias atuais. “Temos que aprender com o que acontece e agir. Todos pensarmos juntos no hoje, porque amanhã pode ser tarde demais”, destacou.

Ainda participaram do evento Gestor Regional da Cidasc, engenheiro Claudemir Souza dos Santos que falou das ações do Estado em relação aos projetos em andamento e o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques, que apresentou aos participantes as ações desenvolvidas pela secretaria, tanto na preparação para eventuais desastres, como o trabalho que está sendo feito nas escolas do município. Rafael também prestou contas do projeto executivo e projeto ambiental para redragagem do Rio Tubarão.

“Hoje temos um grande plano de contingência para qualquer situação, além disso o município também possui uma rede de monitoramento de toda a região interligada nacionalmente”, explicou Rafael Marques.

O secretário municipal também abordará as ações executadas como o monitoramento do Rio Tubarão e o plano de contingência do município.

No final do evento o prefeito Olavio Falchetti entregou uma medalha aos militares da 3ª Cia de Infantaria (Exército) que participaram no socorro e salvamento de moradores durante a tragédia.

 

 

Fonte: Decom/PMT