Solange: Uma mulher, uma mãe e um ser especial

As comunidades Guarda e Km 63 conhecem muito bem a homenageada desta segunda-feira (7). É a enfermeira Solange Castelini, que faz parte do quadro de funcionários da PMT desde 2010. A servidora já atuou como enfermeira na UBS Guarda, UBS Km 63 e atualmente Solange faz parte da coordenação da Atenção Básica.

Dos lugares por onde a profissional passou, só aparecem histórias boas e de muito carinho. “Posso dizer que é muito bom de trabalhar na área rural, a simplicidade e a sabedoria popular das pessoas só me fizeram uma profissional melhor”, disse.

Fugindo do contexto profissional, essa enfermeira é mãe duas vezes, “tenho dois filhos, os dois são especiais na minha vida, aprendo muito com eles”, afirmou. Em 2011 o filho mais novo foi diagnosticado com autismo, “na época foi como se o chão houvesse desaparecido sob meus pés”, destacou.
 
Entre tantas angústias, uma delas era conquistar o direito à jornada de trabalho reduzida para poder acompanhar o filho nas terapias. Dois anos depois, a profissional comemorou a redução da carga horária. “A vinda de um filho com autismo mudou toda minha vida, na verdade tem sido um grande aprendizado, desafios e inspiração pra mim”, conta.

A cada dia um desafio novo, mas também novas conquistas. “Penso que os filhos são especiais sempre, mas alguns terão que ter pais especiais também, e eu conheci muitos pais especiais nestes últimos anos, conheci outras mães que são verdadeiras heroínas. Tudo isso me leva a última coisa que talvez poucos saibam sobre uma mãe especial, o sentimento de ter sido abençoada”, relatou.

Para Solange, criar um filho com necessidades especiais destrói o argumento “deveria ser”, que as pessoas idolatram. “Sempre acreditei em uma coisa muito simples: meu filho nasceu na família certa”.

 

Fonte: Decom/PMT