Meio ambiente é tema de atividades no CEI Divina Providência

Oferecer às crianças que frequentam as unidades de ensino infantil experiências que possam ajudar a perceber o mundo ao seu redor é também objetivo das atividades desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil de Tubarão.

 

 

No CEI Divina Providência, as atividades das últimas semanas tiveram como foco a exploração do ambiente e a percepção dos elementos que integram a fauna e a flora. Os arredores da unidade escolar foram explorados pelos pequenos em busca de animais de jardim, como formigas, minhocas e demais insetos e, em outra atividade, as crianças construíram animais do jardim com recursos da natureza, como gravetos, pedras, folhas, terra, galhos, entre outros. “Por meio de iniciativas como esta, estimulamos o cuidado com os demais seres vivos, a capacidade de enfrentar desafios, a criatividade e a solidariedade”, explica a professora Mirian Fidelis de Oliveira.

 

 

Conhecer os arredores do CEI Divina Providência também foi proposto pelas professoras Ana Paula Nunes e Jéssica Vitoreti. Por meio do projeto “Meu quintal é maior do que o mundo”, as crianças fizeram um passeio pela comunidade e, durante o percurso, observaram a natureza e seus aspectos com olhares atentos para cada detalhe e cada sensação. “Coletamos folhas, gravetos, flores, sementes e outros elementos que foram encontrados pelo chão. No dia posterior, utilizamos os elementos coletados para fazer novas descobertas em uma caixa de luz, observando as cores, formas, texturas e volumes que a luz/sombra nos proporciona em contato com diferentes materialidades. Ainda na caixa de luz, cada criança registrou o contorno das folhas. Para colorir tais registros, utilizamos tinta caseira, feita com beterraba, cenoura e café, enfatizando as cores do outono”, explica a professora Ana Paula.

 

 

Já a coordenação motora foi uma das habilidades desenvolvidas em atividades como “Imitando odesenho” e “Conhecendo o nome”, também realizadas pelas crianças das professoras Ana Paula e Jéssica.