Profissionais da Educação participam da Semana de Formação Continuada

Diretores, professores, secretários e assessores da rede municipal de Ensino participam até a próxima sexta-feira (12), da Semana de Formação Continuada 2016 (Semafoco). 

A programação do evento conta com palestras, workshops e minicursos, voltados à capacitação e integração dos profissionais da Educação e é uma preparação para o retorno de crianças e alunos da rede municipal, que ocorre na próxima segunda-feira (15).

A semana foi aberta na quarta-feira (10), com atividades variadas: minicurso: “Infância Protegida: cuidados e prevenção”, ministrado pela vice-presidente da OAB-Tubarão, Zaida Regina Paes Pooch. Cinema Educacional (CINEDUC); oficinas: “O trabalho interdisciplinar por meio da literatura infantil”, ministrada pela educadora e autora Taís Cristine Fernandes e “Jogos teatrais”, coordenado pela professora Juliana Cascaes, integraram a programação do primeiro dia.

Nesta quinta-feira (11), os educadores participaram, no período da manhã, da palestra: “A arte de ensinar na idade mídia”, conteúdo apresentado pelo educador Gabriel Perissé. Pós-doutor em Filosofia e História da Educação, mestre em Literatura Brasileira e bacharel em Letras, o educador que, desde 1983, ministra palestras e minicursos, já percorreu mais de 500 cidades brasileiras. Publicou mais de 20 livros relacionados a temas como leitura e criatividade, ética, formação docente e didática.

Em Tubarão, o educador traçou, para os profissionais da rede municipal, um paralelo entre as pessoas que pertencem à Idade Média (nascidas até o final dos anos 90) e na Idade Mídia (nascidas a partir dos anos 2000).

Segundo Perissé, os educadores de hoje têm um grande desafio pela frente. “Não se trata de esquecer o passado, mas aliar o conhecimento adquirido até aqui, com as novidades desta era, que mudam constantemente”, salienta.

O educador falou de todos os aparatos tecnológicos disponíveis atualmente e como utilizá-los a favor da educação. “A tecnologia desvenda segredos e nos deixa expostos. Temos que entender essas características e usá-las ao nosso favor. Não devemos mudar a profissão de educador e sim o profissional, que tem que se reinventar e se adaptar aos novos tempos”, comenta.

No período vespertino, aconteceram os minicursos: “O peculiar nas diferenças: a (des) igualdade étnico-racial em sala de aula”, ministrada pelo professor Maurício da Silva; “O planejamento da prática pedagógica a partir dos campos de experiência da Base Nacional Comum para educação infantil”, com a professora Márcia Buss Simão e “Desmistificando a lousa digital”, com Vanildo Santos, além da oficina “Jogos Teatrais”.

A Semana de Formação Continuada encerra nesta sexta-feira (12) e a programação do último dia, que se estende das 8h às 17h30, prevê a realização de três minicursos e duas oficinas, além do Cinema Educacional.

A formação continuada demonstra a preocupação da atual administração com a preparação dos educadores tubaronenses. “Os eventos desta natureza realizados nos anos anteriores tiveram resultados bastante positivos e neste ano não será diferente. Essas capacitações preparam nossos educadores para o início do ano letivo, sendo uma ótima oportunidade para troca de experiências. Temos certeza de que nossos professores voltarão mais motivados e com as energias revigoradas”, afirma a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza.

Clique no link e confira a programação completa.

 

Fonte: Decom/PMT