Falsa seringueira cai sobre caminhão na rua Marechal de Deodoro
Minutos antes das 13 horas desta sexta-feira (29), uma falsa seringueira, plantada na margem do Rio Tubarão, caiu sobre o baú de um caminhão que estava estacionado na avenida Marechal de Deodoro, esquina com a rua Laguna.
Estiveram no local em análise, servidores da secretaria de Proteção e Defesa Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da secretaria de Infraestrutura. A princípio, a queda ocorreu por excesso de peso, em função da dimensão da árvore.
O Corpo de Bombeiros juntamente com funcionários da secretaria de Infraestrutura fizeram o corte da mesma e posteriormente foi realizada uma limpeza na área. Não houve feridos.
Árvores exóticas – Para evitar acidentes deste tipo, o município deu início em agosto de 2015, a retirada de 19 árvores exóticas declaradas em risco pela secretaria de Proteção e Defesa Civil. Todas às margens do Rio Tubarão. Essa ação tem como objetivo evitar o rompimento da instabilidade do barranco e melhorar a qualidade ambiental do futuro parque linear.
As árvores exóticas são de grande porte e crescem rapidamente. Essas características podem levar ao comprometimento de todo o sistema de calçadas, ciclovia, via de rolagem, tubulações elétricas e de drenagem instaladas no local.
Os trabalhos são realizados na avenida Getúlio Vargas, entre as pontes Nereu Ramos (do Centro) e Orlando Francalacci (do quartel). Para cada árvore retirada, outras 10 árvores nativas de menor porte serão plantadas ao longo das margens do Rio Tubarão.
Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT