Final de semana será de pancadas de chuva em todo o estado

Os registros apontam que no final de semana as condições de chuva devem aumentar em boa parte do estado. Segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, a tendência ainda é que de 3 a 13 de fevereiro deve seguir com predomínio de mais nuvens e chuva frequente em Santa Catarina. A temperatura em média deve ficar mais alta no período noturno, devido à cobertura de nuvens. Já durante o dia, a temperatura sobe mais ou menos conforme as aberturas de sol. Contudo, a sensação de ar abafado predominará em boa parte dos dias, devido à elevada umidade do ar.

No sábado (30) inicia a condição de chuva forte no estado, que atinge especialmente a região do Planalto ao Litoral, com acumulado que pode chegar a 50mm. Em Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a condição é de chuva fraca na madrugada, aberturas de sol no decorrer do dia e pancadas de chuva entre a tarde e noite. Nas demais regiões do estado, aberturas de sol e pancadas de chuva a partir da tarde. A chuva pode ser mais forte do Planalto ao Litoral. Há risco de temporal e granizo isolado. A temperatura entra em elevação, com mínima de 20°C e máxima de 33°C.

O céu amanhece encoberto no domingo (31), com condições de chuva, alternando com períodos de melhoria. A chuva deve ser mais intensa e persistente do Planalto ao Litoral. Com mínima de 21°C e máxima de 26°C, a temperatura segue sem grande variação em todas as regiões devido ao céu encoberto. O tempo permanece instável com condições de chuva em todas as regiões. O acumulado previsto varia de 20 a 40 mm em média no Estado, com pontuais de 60 a 80 mm do Planalto ao Litoral. Nesses dois dias há risco de temporal com descarga elétrica, rajadas de ventos acima de 60 km/h e granizo isolado.

O órgão orienta para que, em caso de alagamentos, os moradores evitem o contato com as águas, não dirijam em lugares alagados, evitem transitar em pontilhões e pontes submersas, e tenham mais atenção com crianças próximas de rios e ribeirões. Qualquer problema deve ser comunicado à secretaria Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil municipal conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão.

 

Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT