Próximos dias serão marcados por calor intenso

De acordo com registros previstos pelo Epagri/Ciram, os próximos dias devem ser de calor intenso em todo o estado. E para aproveitar o melhor da estação, é necessário uma proteção adequada, pois a exposição excessiva aos raios solares ultravioletas podem trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele.

O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer. O IUV é apresentado como um número inteiro. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde, estes valores são agrupados em categorias de intensidades, desta forma: Baixo (2), Moderado (3 a 5), Alto (6 a 7), Muito alto (8 a 10) e Extremo (acima de 10).

Em Santa Catarina, o índice UV pode chegar a 13, nível extremo que exige uma proteção intensa. Para se proteger destes raios, deve-se tomar os seguintes cuidados:

– Evitar exposição ao sol nas horas próximas ao meio-dia;
– Aplicar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 15 e espalhar em camadas fartas pelas áreas mais afetadas, reaplicando a cada três horas;
– Usar barreiras físicas como: chapéu, bonés e camisas de tecido escuro para evitar a radiação solar;
– Ficar em ambientes frescos e com roupas leves;
– Evitar o excesso de exposição ao sol das 10h às 16h.

Confira abaixo a previsão do tempo para os próximos dias:

A quarta-feira (20) promete ser mais um dia ensolarado, de rápida elevação durante o dia, com mínima de 19°C e máxima de 33°C. O sol deve predominar em todas as regiões, no período de 21 a 23 de janeiro. No litoral há condições de pancadas isoladas de chuva no período noturno. A temperatura varia, com mínima de 20°C e máxima de 33°C.

Com o tempo firme e ensolarado em todas as regiões de Santa Catarina, a tendência entre 24 de janeiro ao início de fevereiro é que haja predomínio de sol e calor com menores chances de chuva na maior parte do período. Já a partir do dia 27, as condições ficam mais favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva, por influência de sistemas atmosféricos instáveis no sul do Brasil.

Qualquer problema pode ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão.

 

Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT