Eleição para diretores municipais transcorre tranquilamente

Foram bastante tranquilas as primeiras horas da eleição para o cargo de diretor das escolas de Ensino Fundamental e Centro de Educação Infantil, da rede municipal de Ensino. Durante todo o dia, alunos, pais e funcionários se dirigiram às escolas para votar.

Integrantes da comissão eleitoral geral visitaram as unidades escolares para conferir de perto o processo. Em todas as escolas, a votação transcorreu normalmente.

Ao todo, a rede municipal possui 20 unidades escolares que oferecem o Ensino Fundamental. No entanto, 13 apresentaram candidatas e realizaram o processo eleitoral. Já no Ensino Infantil, a rede municipal conta com 29 unidades, em 22 delas houve eleição pela primeira vez nesta gestão, uma vez que na eleição realizada em 2013, só participaram as escolas de Ensino Fundamental.

Em todas as unidades, apenas uma candidata concorre à vaga, no entanto, para se considerar eleita é necessário obter, no mínimo, 1/3 dos votos de cada segmento que tem direito ao voto.
A eleição acontece até as 20 horas e após o encerramento, a comissão escolar de cada unidade vai encaminhar à sede da fundação as atas da eleição.

Ainda no período da noite, a comissão eleitoral geral vai conferir o número de votos, elaborar o relatório geral de votação e anunciar as candidatas eleitas. Na sexta-feira (4), será feita a homologação final dos resultados.

A posse e o início do exercício das diretoras eleitas acontecerão no dia 29 de janeiro de 2016. O mandato será de quatro anos, com direito à reeleição, para a mesma unidade, por mais quatro anos.

Primeira experiência – A eleição para diretor municipal foi a primeira da qual participou a aluna Ester Nazário, do 9º Ano da escola João Paulo I. Ela aprovou a iniciativa. “Vou me formar neste ano e mesmo sabendo que não vou estudar aqui no ano que vem, resolvi participar e prestar minha contribuição. É uma forma de exercer minha cidadania”, afirmou a estudante. Além de Ester, diversos outros alunos do 5º ao 9º ano puderam votar, pela primeira vez.

 

Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT