Após Acelera MEI, Tubarão volta os olhos para o turismo

Implantado em 2017, o Tubarão 180º é o Plano de Desenvolvimento Econômico criado para pensar e construir o município até o ano de 2050. Dividido em três eixos (desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, educação e cidadania), o Tubarão 180º funciona como um guarda-chuva e, abaixo dele, estão outros projetos e parceiros que visam dar apoio no andamento do que está planejado para os próximos anos.

 

Um dos parceiros nesta empreitada é o Sebrae/SC, com o projeto Cidade Empreendedora, o qual foi criado para o desenvolvimento dos municípios catarinenses como um todo, oferecendo desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes e oportunidades para a abertura de novos negócios.

 

Em relação ao desenvolvimento de Tubarão e diretamente ligado ao empreendedorismo da cidade está o Acelera MEI – Programa de Aceleração do Crescimento para o Microempreendedor Individual de Tubarão. Com foco exclusivo em Microempreendedores Individuais (MEIs) do município, o Programa tem o objetivo de desenvolver os MEIs na gestão de seus negócios, isto sem custos para os participantes.

 

Mais de 100 MEIs dos mais diversos segmentos (comércio varejista, prestação de serviços, fabricação de produtos) participaram do Programa, cujas capacitações iniciaram no dia 5 de setembro. Ao longo de pouco mais de dois meses, foram 16 encontros nos quais os microempreendedores individuais tiveram a oportunidade de aprender e praticar técnicas de gestão, vendas, comunicação, estratégias de negócio, marketing, faturamento, desenvolvimento pessoal, entre outras.

 

O Acelera MEI foi concluído em novembro, mas, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, a Administração Municipal tem a intenção de manter o Programa dentro de um calendário anual de capacitações voltadas para os MEIs. “O Acelera MEI teve um impacto muito positivo e até superou as expectativas em relação a público e participação”, destaca Giovani.

 

O Programa de Aceleração do Crescimento para o Microempreendedor Individual de Tubarão é uma ação do chamado Ciclo 2 do Projeto Cidade Empreendedora. Tanto o Acelera MEI, como o Cidade Empreendedora são projetos executados pela Administração Municipal; já as metodologias foram idealizadas pelo Sebrae/SC.

 

 

Olhos voltados para o turismo

 

Ainda em relação ao seu desenvolvimento, Tubarão volta os olhos para o turismo. Segundo Giovani, já foram realizadas visitas em hotéis, restaurantes e pontos turísticos da cidade para fazer uma avaliação. Com isso, também foi iniciado o planejamento de mercado e o plano de marketing do turismo na cidade, já envolvendo o trade turístico.

 

“Agora, também estamos iniciando o processo de rotas e roteiros, além de outras iniciativas que estão sendo iniciadas nesse momento. Então, vale destacar a questão da economia criativa como um todo, juntando a questão do Acelera MEI, do turismo e outros eventos que temos em parceria com o Sebrae/SC”, finaliza Giovani.

 

 

Fonte: Nazario & Bortot Comunicação / Assessoria de Imprensa Sebrae – SC Gerência Sul / Texto: Vanessa Amando | NBCom