Eleição para diretores municipais acontece nesta quinta-feira (3)

Depois de meses de preparativos, que incluíram até a participação em um curso para gestores, as 36 candidatas ao cargo de diretora de escola de Ensino Fundamental e Centro de Educação Infantil (CEI) enfrentam as urnas, nesta quinta-feira (03).

Ao todo, a rede municipal possui 20 unidades escolares que oferecem o Ensino Fundamental. No entanto, 14 apresentaram candidatas e realizarão o processo eleitoral. Já no Ensino Infantil, a rede municipal conta com 29 unidades, em 22 delas haverá eleição pela primeira vez nesta gestão, uma vez que na eleição realizada em 2013, só participaram as escolas de Ensino Fundamental.

A votação inicia às 8 horas e prossegue até 20 horas, e só ocorrerá nas unidades escolares que apresentaram candidatas ao pleito e por isso foram habilitadas pela Fundação Municipal de Educação a participar da eleição.

Terão direito a voto secreto, professores, assessores pedagógicos, servidores efetivos e ACTs em exercício na escola e os licenciados a ela vinculados, bem como presidente da APP, estudantes do 5º ano a 8ª série e um responsável pelos estudantes regularmente matriculados (pai, mãe ou responsável legal).

Em todas as unidades, apenas uma candidata concorre à vaga, no entanto, para se considerar eleita é necessário obter, no mínimo, 1/3 dos votos de cada segmento que tem direito ao voto.

Preparativos – Nesta quarta-feira (2), integrantes da comissão eleitoral geral acertaram os últimos detalhes para o pleito. Apesar do processo de votação ser eletrônico, ao longo da semana, foram preparadas também cédulas de votação de papel, que poderão ser utilizadas caso ocorra alguma eventualidade. Após o encerramento da votação, a comissão eleitoral geral, que estará sediada na Fundação Municipal de Educação, vai elaborar o relatório geral de votação das unidades escolares; declarar os candidatos eleitos e homologar, publicar e divulgar o resultado do pleito, ainda na noite do dia 3 de dezembro. Já a posse e o início do exercício do mandato dos diretores eleitos acontecem no dia 29 de janeiro de 2016. O mandato do diretor será de quatro anos, com direito à reeleição, para a mesma unidade, por mais quatro anos.

Clique nas fotos abaixo e conheças as candidatas e suas respectivas unidades escolares.

 

Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT