O mês azul termina com mais de 300 atendimentos

Para facilitar o acesso aos serviços de saúde, as UBSs investiram em atendimentos alternativos. No mês de novembro, na campanha Novembro Azul, mais de 300 homens passaram pelas unidades do município, em atividades destinadas a eles.

Neste novo mês, é comemorado o Dezembro Vermelho, em alusão à campanha contra a Aids. Com o objetivo de prevenir e incentivar o diagnóstico precoce, algumas unidades de saúde estão fazendo o teste rápido.

Os testes rápidos permitem interpretar o resultado em, no máximo, 30 minutos, é um exame de fácil execução e não necessita estrutura laboratorial. O procedimento é recomendado para testagem presencial de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Com a implantação dos testes na rede básica de Tubarão, desde o mês de junho a procura pelo procedimento cresceu, passando de 19 testes realizados para 128 no mês de julho. O teste era oferecido apenas no CAES e hoje 12 unidades de saúde já realizam o procedimento.

As unidades de saúde Congonhas, Fábio Silva, Mato Alto, Morrotes, Oficinas 1, Policlínica, Passagem, Becker, Bom Pastor, Caic, São Martinho I e São Martinho II, já estão com a agenda aberta para atender as pessoas, da área de abrangência da unidade, que têm interesse ou indicação de fazer a testagem.

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT