Confira a previsão do tempo para os próximos dias
O final de semana deve ser de tempo instável em todas as regiões do estado, segundo previsão divulgada pelo Ciram/Epagri. As condições climáticas devem melhorar no início da próxima semana, com a chegada de uma massa de ar seco, em algumas regiões de Santa Catarina.
Nesta sexta-feira (27), nas regiões do Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva inicia à tarde. Ainda neste período, no Vale do Itajaí e Planalto Norte, ocorrem pancadas isoladas. No Litoral ainda persiste a cobertura de nuvens e a chuva fraca, exceto no Litoral Sul, onde o sol aparece entre nuvens. Já no fim da noite, haverá risco de temporal com raios, rajadas de vento forte e granizo no Oeste e Meio Oeste.
O tempo instável persistirá no sábado (28), com pancadas em todo o estado. A chuva deve ser moderada a forte e volume elevado no Oeste e Meio Oeste, com alto risco de temporais com granizo e ventos fortes. No fim da manhã a chuva deve diminuir nas regiões do Planalto, Vale do Itajaí e Litoral, retornando no fim da tarde.
No domingo (29) deve ocorrer o afastamento da frente fria e a entrada de uma massa de ar mais frio e seco, deixando o tempo estável no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. No Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis o céu permanece com muitas nuvens e possíveis pancadas de chuva no período da tarde e noite.
Uma massa de ar mais seco deve deixar o tempo estável nesta segunda (30) e terça-feira (1°). Mas, a nebulosidade persistirá no Planalto Norte e Litoral Norte, com pancadas de chuva.
Dezembro: O mês de inicia com tempo firme e temperatura em elevação em Santa Catarina. A partir desta quarta-feira (2) a chuva retorna ao estado em forma de pancadas no período da tarde em todas as regiões. Nos dias seguintes, as pancadas de chuva à tarde devem ser frequentes. Apenas no próximo final de semana não há previsão de chuva.
Orientações: Em tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo, a Defesa Civil estadual recomenda permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Janelas e portas devem permanecer fechadas. Se houver granizo, é aconselhável procurar proteção em lugares com boas coberturas. O órgão ainda orienta a não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT