Dia Nacional de Combate à Dengue é comemorado com prevenção
Para incentivar os cuidados e a prevenção contra o mosquito causador da dengue, os Agentes de Combate às Endemias estiveram reunidos, nesta sexta-feira (20), no Calçadão da rua São Manoel. A atividade é relativa ao Dia Nacional de Combate à Dengue, que é comemorado neste sábado (21).
As equipes acompanham mais de 400 armadilhas espalhadas pelo município. Entre elas, 382 são vistoriadas a cada sete dias e 61 são vistoriadas a cada 15 dias, é o caso dos pontos estratégicos: cemitérios, ferro-velho e outros. Através dessas armadilhas, neste ano, foram registrados seis focos do mosquito causador da dengue.
Em 2015, foram contabilizados também casos de dengue, seis registros, porém, esses foram casos importados, pessoas que contraíram a doença em outro município. Além destes, o município registrou um caso autóctone, transmissão ocorrida dentro do município. “Conhecer os cuidados para evitar a proliferação é um dos métodos preventivos utilizados pelas equipes”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maryucha Miranda de Oliveira.
O mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus e suas larvas nascem e se criam em água parada. Por isso, é importante que o cidadão se atente aos possíveis criadouros, espaços com acúmulo de água, vasilhames com água para os animais devem estar sempre limpos, verificar se a caixa d’água está bem fechada, manter a calha limpa e usar a consciência na hora de descartar o lixo, pois uma embalagem, por exemplo, pode ser um criadouro para o mosquito.
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT