Programa diminuirá incidência de borrachudos na área rural

Diminuir a incidência dos borrachudos nas áreas rurais de Tubarão. Com este objetivo, a secretaria de Desenvolvimento Econômico adquiriu 500 litros de um produto biológico chamado BTI, que mata as larvas do mosquito. Com o Programa de Combate do Borrachudo, a prefeitura beneficiará mais de 3.500 moradores. Os interessados em receber a aplicação devem procurar a secretaria para programar as aplicações.

Para efetivar o sucesso da ação, torna-se necessária a participação e colaboração da comunidade, pois as larvas do borrachudo se alimentam de matéria orgânica. Desta forma, lixo e dejetos de animais são o combustível para o criatório do borrachudo. As comunidades devem evitar o lançamento de lixo nas beiras dos rios, contribuindo para o programa de combate.

Em 2015 foram atendidas as comunidades de Sertão dos Corrêas, Sertão dos Mendes, Linha Mesquita, Areado, KM 60, KM 63, Guarda Margem Direita, Rio do Pouso Baixo/Alto e Alto Pedrinhas. “Vamos continuar distribuindo de forma contínua o produto a estas comunidades e estenderemos para outras, ampliando o programa”, afirma o coordenador de Agricultura Eduardo Wronski.

Atualmente, o estoque é de 600 litros, sendo que destes, 100 foram fornecidos pela secretaria de Desenvolvimento Regional e o restante pelo município. Foram gastos na compra cerca de R$ 41.750,00 oriundos de recursos próprios.

BTI: É uma bactéria que mata as larvas do borrachudo. Ele é diluído em água e aplicado em toda a extensão do riacho, formando uma espuma. O produto não causa danos à saúde dos moradores.

 

Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT