Mês da Consciência Negra será celebrado com diversas programações

O Dia da Consciência Negra é comemorado dia 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, escravo líder do Quilombo dos Palmares. Em Tubarão, a programação se estende ao longo deste mês.

Para dar início as atividades, nesta quinta-feira (5) terá o Mais Arte, em comemoração ao Dia da Cultura. As principais atrações serão a apresentação do grupo de dança Afro Pérola Negra e a oficina de turbantes e tranças afro. O evento ocorre a partir das 19h, no Clube Sete de Julho.

Ainda não tem programação para o dia 20? Que tal aproveitar a noite com muita música, cultura e experimentar diversos pratos típicos afro-brasileiros no Happy Hour Afro-Brasileiro? Preconceito e racismo serão os temas abordados. O evento contará com o grupo de dança Afro Pérola Negra, Poesias e com o grupo Boca da Noite – Samba de Raiz. O evento será no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick, às 19h.

A programação encerra no dia 27 de novembro, em uma roda de conversa com representantes do Movimento Negro, que terá como tema “Discutindo nossa Africanidade”. Serão apresentados vídeos sobre racismo e preconceito e oferecido café com partilha. Neste dia, as atividades serão na Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial de Tubarão (Coppirt), a partir das 19h.

O Dia da Consciência Negra é comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro. Contudo, a data foi incluída apenas em 2003 no calendário escolar nacional. Somente a lei 12.519, de 2011, instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Este dia é considerado feriado em mais de mil cidades brasileiras.

 

Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT