Seminário sobre os 40 anos da enchente será realizado

O 6º Seminário da Enchente de 1974 contará com palestras e prestação de contas. A secretaria de Proteção e Defesa Civil em parceria com a Câmara de Vereadores, Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Tubarão (AREA-TB) e o Conselho Municipal de Segurança (Comset) está organizando o evento que ocorrerá no dia 24, a partir das 8h30, no auditório da Amurel.

Estão confirmadas as presenças do ex-prefeito e médico Irmoto Feuerschuette que falará sobre o contexto socioeconômico de Tubarão e a enchente de 1974; os engenheiros da Prosul Robson Sebastiany e Alisson Martins fazem uma prestação de contas sobre o projeto executivo e o projeto ambiental de redragagem do Rio Tubarão; o engenheiro André Labanowski sobre a construção de barragens; o engenheiro Ademar Cordero falará da experiência do Vale do Rio Itajaí; o engenheiro e gerente regional da Cidasc Claudemir dos Santos falará sobre a Barra do Camacho.

Ainda durante o seminário, o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, apresentará o sistema de monitoramento do Rio Tubarão e o Plano de Contingência do município. Após a apresentação será aberto espaço para contribuições do público presente. Outras atividades em lembrança à enchente de 1974 podem ser confirmados nos próximos dias.

A Fundação Municipal de Educação também vai relembrar os 40 anos da enchente de 74, nesta segunda-feira (24), com a realização de atividades, que acontece a partir das 15 horas, no Centro Municipal de Cultura. A programação prevê a abertura da Mostra de Trabalhos dos alunos de rede municipal de ensino, com mensagem do secretário de Defesa Civil, Rafael Marques. Ao final, os alunos vão caminhar até a ponte Dilney Chaves Cabral (Fragoma), onde jogarão flores no rio Tubarão, em homenagem às vítimas da tragédia.

A partir desta quinta-feira (20), a prefeitura através do Departamento de Comunicação divulgará reportagens especiais sobre a enchente de 1974. O primeiro material a ser divulgado é sobre o relato de um sobrevivente da tragédia. A matéria completa pode ser conferida neste link.