Funat realiza visita ao aterro sanitário

Quando os resíduos são jogados no caminhão, muita gente não sabe o processo de triagem que é realizado com ele e todo o cuidado que se deve ter com o meio ambiente no entorno do aterro.

Diversas pessoas puderam saber sobre estas questões, em uma visita ao aterro sanitário localizado no CTG do Tio Preto, na cidade de Pescaria Brava nesta segunda-feira (26). A visita técnica foi promovida pela Funat, Adocon e a empresa Serrana Engenharia Ambiental.

Cerca de 15 pessoas estiveram no local e a visita fez parte das atrações da Semana Lixo Zero que acontece em Tubarão, até o dia 31 de outubro e que lembra a Semana Municipal de Consciência ao Consumo e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos.

O processo de separação de resíduos é feito da seguinte forma: uma patrola tira todo o resíduo que está no caminhão e coloca dentro de um container que está acoplado em uma esteira. Nesta esteira, várias pessoas são responsáveis por separar o resíduo sólido dos materiais recicláveis (plástico, papel, metal), logo, cada pessoa fica responsável pelo material para é imprensado em uma máquina e levado a um galpão. Por fim, o material reciclável é revendido para empresas interessadas no material reciclado imprensado.

Depois da visita ao centro de triagem, uma palestra foi realizada na Serrana Engenharia para mostrar como funciona o aterro sanitário. Ao final da visita, o público que estava presente no local foi até o aterro sanitário e no local onde se realiza a filtragem do chorume.

O centro de triagem de resíduos atende atualmente as cidades de Tubarão, Pescaria Brava e Capivari de Baixo. Já a empresa que detém o aterro sanitário atende 18 cidades na região.

Hoje, Tubarão destina, por mês, 8.400 toneladas de resíduos ao aterro, sendo que 10% deles é material reciclável.

“Acredito que dentro deste processo Lixo Zero, tivemos a oportunidade de ter uma aula exemplar, através dos profissionais que atuam com a reciclagem e com o destino do lixo comum”, destaca diretora-presidente da Adocon Reneuza Marinho Borba.

A Semana Lixo Zero é uma ação promovida pela prefeitura Municipal de Tubarão, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente.

 

Fonte: Jean Cardoso/Decom/PMT