Utilização de terreno no bairro Passagem é discutido

O Conselho Comunitário do bairro Passagem esteve reunião com o prefeito Olavio Falchetti nesta sexta-feira (16), no Paço Municipal. O objetivo foi tratar do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina que trata da cessão temporária de uso do Centro Social Urbano do bairro Passagem para a prefeitura de Tubarão e da emenda ao projeto de lei que destina a cessão ao Conselho Comunitário.

Estiveram presentes o deputado estadual José Nei Ascari, o presidente da Câmara de Vereadores Jairo Cascaes, diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti, o diretor-presidente da Fundação Cultura e Esporte José Acco Junior e o padre Edison de Souza da igreja Santa Teresinha, do bairro Passagem. O principal assunto discutido foi em relação à necessidade de usar o espaço em benefício da comunidade e apresentar projetos de reforma para o local.

Os conselheiros comunitários sugeriram uma reforma do galpão que pertence ao terreno e da implantação de três salas para abrigar uma creche, orçado em R$ 300 mil e também sobre a utilização do campo de futebol para a equipe do bairro e da continuidade da escolinha de futebol que já funciona no local, mantida pela Fundação de Cultura e Esporte.

Contudo, a área que conta com 18.000 m², atualmente pertence ao governo do estado e para que estas medidas sejam tomadas, precisa ser repassada ao município. À vista disso, o deputado José Nei Ascari encaminhará, após todos os trâmites burocráticos da Alesc, o termo de cessão de uso ao município de Tubarão, que será assinado pelas partes envolvidas.

“É importante que este espaço sirva para o desenvolvimento de ações que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade da Passagem, com a implantação de ações em diversas áreas, como na cultura, esporte, educação, saúde e assistência social e que atinjam várias faixas etárias”, enfatizou a diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.

A partir da cessão, recursos serão levantados para as reformas necessárias no local. A prefeitura, em parceria com o Conselho Comunitário, fará a manutenção da área e o planejamento para a execução de projetos culturais, esportivos, sociais e de interesse da comunidade.

“O envolvimento e o comprometimento do poder público e da comunidade são fundamentais para que o Centro Social Urbano seja revitalizado e usado em benefício de toda a comunidade do Bairro Passagem”, salientou o prefeito Olavio.

 

Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT