Procura por Teste Rápido aumenta 86%

Os testes rápidos são aqueles que permitem interpretar o resultado em, no máximo, 30 minutos, é um exame de fácil execução e não necessita estrutura laboratorial. O procedimento é recomendado para testagem presencial de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. Em Tubarão, os testes rápidos eram realizados no CAES e estão sendo descentralizados para facilitar o acesso do cidadão ao serviço de saúde.

Para a coordenadora da Atenção Básica, Nayara de Medeiros, a descentralização deste serviço tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce. “Nos casos de gestantes, a realização do teste de HIV no primeiro trimestre de gestação, se positivo, diminui a chance da criança adquirir o HIV através da mãe. No caso da sífilis, o diagnóstico precoce evita complicações sérias no adulto, como a neurosífilis, e, no caso das gestantes evitar que as crianças nascem com má formações ou complicações neurológicas”, destacou Nayara.

A partir do mês de junho a procura pelo procedimento cresceu, passando de 19 testes realizados para 128 no mês de julho, e 132 em agosto. O teste era oferecido apenas no CAES, agora 7 unidades de saúde já realizam o procedimento, e, a partir do mês de novembro todas as UBSs devem realizar o teste.

As unidades de saúde Congonhas, Fábio Silva, Mato Alto, Morrotes, Oficinas 1 e Policlínica já estão com a agenda aberta para atender as pessoas, da área de abrangência da unidade, que têm interesse ou indicação de fazer a testagem. Os que não tem UBS próximo de casa que faz o procedimento, pode ir até o Centro de Atendimento Especializado em Saúde, ou, se preferir, aguardar até o próximo mês, quando todas as unidades devem iniciar os agendamentos para teste rápido.

 

Fonte: Daniela Goulart/PMT