Se essa rua fosse minha: moradores podem fazer inscrição a partir de segunda-feira (2)

A prefeitura de Tubarão realizou nesta terça-feira (26), o lançamento oficial do “Se Essa Rua Fosse Minha”, programa que vai promover obras de pavimentação de ruas, em parceria com a comunidade. A solenidade de lançamento ocorreu na Sala de Atos, no Paço Municipal, e contou com a presença de dezenas de moradores e autoridades.

“Se Essa Rua fosse Minha” tem um conceito de parceria bastante diferenciado – ao contrário de outras iniciativas, a prefeitura dará os materiais necessários (lajota, paver, tubos de drenagem) e a comunidade fica responsável pela contratação de empresa que vai executar a obra.

“Os moradores vão contratar a mão de obra e, portanto, terão grande poder de fiscalização, já que a obra estará na porta da casa deles. Isso vai gerar um sentimento de pertencimento muito grande. Outro grande benefício do programa é que ele contempla além da pavimentação, calçamento, rede de drenagem e talvez de saneamento. Isso vai gerar uma ampliação da qualidade de vida, trazendo grandes impactos sociais”, atestou o secretário de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento, Alexandre Moraes, cuja área ficará responsável pela coordenação do programa.


Tubarão tem hoje na área urbana 102 quilômetros de ruas não-pavimentadas e o prefeito Joares Ponticelli pretende reduzir ao máximo essa deficiência viária. O investimento para a compra de materiais em 2018 será de R$ 3 milhões, dinheiro arrecadado com o reajuste da taxa de coleta de lixo e guardado, exclusivamente, para esse programa.

“Pavimentar as ruas é uma questão de saúde pública. Onde tem rua asfaltada se diminui a procura pelas unidades básicas de Saúde. Esse programa será um desafio e quero compartilhar isso com os vereadores, pois no fim do ano passado eu, como prefeito eleito, e o então vereador Caio Tokarski, estivemos na Câmara para conversar com os demais parlamentares sobre a defasagem da coleta de lixo. Foi feito um reajuste de 150% e com isso pudemos guardar os recursos para o Se Essa Rua Fosse Minha”, destacou Joares.

A definição das ruas que serão asfaltadas ficará por conta da comunidade interessada. Para isso, os moradores precisam se reunir e eleger uma comissão de execução que vai ficar responsável pela adesão ao programa, que é definida por diversos critérios (anexo). A inscrição deve ser feita na secretaria de Urbanismo, Planejamento e Mobilidade, entre os dias 2 de outubro e 30 de novembro deste ano.

O prefeito de Palhoça, Camilo Nazareno Pagani Martins, foi uma das autoridades que fez questão de prestigiar o evento. O modelo de parceria adotado em Palhoça serviu de inspiração para o programa tubaronense.

“Lançamos o programa no final de 2014 e ele se desenvolveu fortemente em 2015 e 2016. Desde então, foram pavimentadas 70 grandes ruas em nosso município. Lá deu muito certo e temos certeza que aqui também será um grande sucesso, haja vista a grande participação da comunidade neste ato de lançamento”, salientou.

Adesão – Boa parte dos moradores que lotou a Sala de Atos para acompanhar a solenidade estava convencida da viabilidade do “Se Essa Rua Fosse Minha” e planejava se organizar com os vizinhos o quanto antes.

“É uma boa ideia da prefeitura e a gente sente que há uma preocupação e vontade de ajudar a comunidade”, disse Josiane Berenice Sachetti Motta, que mora na rua Dário Farinelli de Medeiros, no bairro São João Margem Esquerda e quer ver a via pavimentada.

O casal Álvaro e Camila Vitto, moradores da rua Marcelo Mendes Cardoso, do bairro Passagem, também acompanhou a apresentação do programa com toda a atenção.

“Parte da rua é asfaltada, mas há alguns meses já fizemos um abaixo-assinado para asfaltar a parte que falta. Já estamos nos organizando”, comentou Álvaro.

As vizinhas Maria Ana Marcelino Alves e Zeneide Nunes levaram até um cartaz para mostrar que queriam asfalto na rua Felipe Schmidt, no Centro.

“Eu mesma posso ser a presidente da comissão dos moradores”, afirmou Maria Ana, indicando que ela e os vizinhos já se articularam para participar do programa.