Outubro Rosa: Município realiza diversas ações

O mês de outubro é dedicado à mulher e à prevenção contra o câncer de mama. Para que esta mensagem possa chegar a todas as mulheres, ocorreu na noite desta quinta-feira (1º) o lançamento oficial da Campanha Outubro Rosa 2015 pelo município. A prefeitura juntamente com Eco Clínica, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Unionco e Hospital Nossa Senhora da Conceição realizaram uma noite com belas canções e mensagens para o cuidado da mulher. O prefeito Olavio Falchetti prestigiou o evento que ocorreu no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. 

A noite ainda contou com a participação da Banda Marcial do Colégio Dehon, Grupo Escola de Teatro que encantou o público com a peça Chuva de Poesias e ainda os músicos Tamara, Julierme e Raquel dedicaram canções especialmente para as mulheres.
A próxima atividade dedicado a esta data será no dia 10 de outubro, onde ocorre o Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer no centro do município das 9 às 14 horas. A edição deste mês do Praça das Artes também será dedicado para as mulheres. As atrações acontecem a partir das 9 horas. “A conscientização deve ocorrer todos os meses do ano, a identificação precoce possibilita mais chances de cura. E sempre ao menor sinal, procurem uma unidade de saúde”, reforça a integrante da comissão organizadora Silvana Caporal.

Iluminação: Todo o entorno da praça Walter Zumblick receberá iluminação especial para a data, onde o predomínio será da cor rosa.

Haverá também a realização do Dia D, onde as moradoras da Cidade Azul poderão realizar exames preventivos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nestes testes, as mulheres responderão a uma pesquisa e aquelas que potencialmente podem ter a doença já sairão da UBS com a mamografia autorizada. O Dia D será promovido pela Fundação Municipal de Saúde.

 

Fonte: Priscila Ladislau/PMT