BR-101 será interrompida nesta quinta-feira (10)

Para dar prosseguimento à construção de pista no sentido Norte-Sul da BR-101, que ligará a ponte sobre o Rio Tubarão até o início do segmento pertencente ao túnel no Morro do Formigão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai interromper a BR-101 Sul nesta quinta-feira (10). A suspensão no tráfego é necessária para a remoção de rochas com detonação de explosivos no km 337 da rodovia federal, em Tubarão.

Os trabalhos acontecerão às 13h, podendo ser estendido até as 14h, em razão da logística das detonações de explosivos. Todas as medidas de segurança e de comunicação para as comunidades lindeiras foram executadas. A partir do momento da detonação, o trânsito de veículos será restabelecido em, no máximo, 15 minutos, dentro da eficácia do trabalho executado.

Em caso de mau tempo, a detonação será cancelada e remarcada para nova data, sendo comunicada. Toda a frente de obras para a remoção de rochas está identificada e isolada, ficando a aproximação por pessoas que não estejam diretamente ligadas ao empreendimento proibida. Aos motoristas não é recomendado o tráfego por rotas alternativas, pois, os trabalhos serão de curta duração.

Para informações, os usuários da BR-101 têm à disposição o site www.101sul.com.br e o Call Center 0800 6030 101.

Saiba mais:

O último pilar do leito do Rio Tubarão está perto de ser finalizado para construção da travessia no km 337 da BR-101. Com os pilares prontos, o consórcio vai finalizar as travessas, onde as vigas serão instaladas, dando suporte para a pista elevada da ponte.
As vigas para todos os vão, da cabeceira Norte até a margem direita do Rio Tubarão, estão sendo construídas. Enquanto o trecho de pilares no leito do rio estão sendo construídos, há trabalhos na margem direita, frente que concentra a maioria das atividades.
O consórcio das empresas Engedal Construtora de Obras Ltda. e Cima Engenharia e Empreendimentos é o responsável pela execução da nova ponte, no traçado antigo da BR-101, sobre o Rio Tubarão. A estrutura está localizada entre os bairros Morrotes e Fábio Silva. A estrutura antiga foi removida em novembro de 2014 para abrir espaço ao canteiro de obras e à construção da nova estrutura.

Quando finalizada, a ponte terá 340,8m por 12,1m de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A ponte receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul – Norte.

Para a segurança dos trabalhadores, usuários e pedestres, foram instalados tapumes para isolar as frentes de obras da nova ponte sobre o Rio Tubarão. O isolamento foi feito em ambas as margens da SC-390, na margem direita do Rio Tubarão e na margem esquerda da rua Cândido Darela, sendo proibida a entrada de pessoas não autorizadas.

 

Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT (com informações de ESGA/DNIT)