Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável encerra nesta terça-feira (21)

Com uma mesa redonda reunindo diversas entidades para discutir a mobilidade urbana da região, encerrou nesta terça-feira (21) o 1° Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável. Foram dois dias de atividades desenvolvidas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisul com apoio da prefeitura de Tubarão.

Estiveram presentes na mesa redonda representantes da Unisul, da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), da Ferrovia Tereza Cristina, de uma empresa de transporte público e da prefeitura municipal, por meio do secretário de Urbanismo Vânio de Freitas. “O mais interessante em participar de um evento como este é a discussão com instituições e entidades interessadas sobre questões locais e abrangentes, como a melhoria do transporte público do município”, afirma o secretário Vânio.

Com participação em uma mesa redonda, o secretário apresentou as diversas ações que o município desenvolve para melhorar a mobilidade e planejamento urbano, como o desenvolvimento do Conselho da Cidade. O programa auxilia no planejamento de ações municipais, aconselhando o prefeito nas questões de urbanismo, mobilidade e ordenamento territorial urbano e rural, integração regional, promoção socioeconômica sustentável, qualificação ambiental e transporte.

A prefeitura, até a segunda quinzena do mês de outubro, executou 28 obras de pavimentação, 22 de recuperação de calçamento e abriu seis novas ruas, dentre elas a avenida Rodovalho que possibilitou um melhor fluxo de veículos na região central do município. Instalação de semáforos, pinturas de sinalização e reformas de pontes também integram ações realizadas pelo município que foram citadas pelo secretário de Urbanismo durante o encontro.

Ao longo do dia ainda terão palestras sobre urbanidade e mobilidade; e cidades criativas. O último dia do 1° Seminário de Mobilidade Urbana Sustentável segue até as 22 horas no Salão nobre da Unisul.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT