Campanha contra doação de esmolas é promovida em Tubarão
Nos semáforos, as cenas se repetem: pessoas estendem as mãos em direção aos motoristas em busca de dinheiro. Em Tubarão certos pontos já se tornam estratégicos para a ação, com diversas ofertas de venda em troca de auxílios. Para conscientizar os cidadãos contra estas contribuições, o município iniciará a campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”.
A campanha será realizada através dos profissionais do Centro Pop que orientarão a população sobre os impactos negativos e consequências das doações em forma de dinheiro, realizadas em vias públicas. A primeira ação acontecerá na próxima quarta-feira (19), no Centro, em alusão ao “Dia de Luta do Movimento Nacional da População em Situação de Rua”.
A ação deverá ocorrer mensalmente, onde os profissionais do Centro Pop se deslocarão ao calçadão da cidade para orientar e distribuir panfletos explicativos aos cidadãos.
A ação será promovida pela Fundação de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência Especializado para pessoas em situação de rua (Centro Pop). O centro é especializado em atender pessoas que utilizam as ruas como forma de moradia e/ou sobrevivência.
O Centro Pop possui espaço para guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, atividades coletivas, inclusão no cadastro do governo federal podendo ser contemplado em programas de transferência de renda, encaminhamentos para documentação civil, tratamentos de saúde, tratamento para dependência química, encaminhamento ao mercado de trabalho, com o objetivo de contribuir para a construção de novos projetos de vida, no processo de saída das ruas, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento.
O centro fica localizado na rua José João Mateus, 82, bairro São João ME.. Contatos podem ser realizados pelo telefone 3626-7235.
Fonte: Tayná Rosick/PMT