Tubarão está entre as cidades mais conectadas

O projeto para uma “cidade digital” vai muito além de oferecer serviços online para a população. Implantar este sistema em um município significa atender as demandas de integração de todos os serviços públicos, proporcionando rapidez na comunicação entre órgãos de administração e comunidades. É a partir desta ligação digital, que Tubarão conquistou destaques importantes no estudo “Cidades Conectadas: Santa Catarina” produzida pela agência digital Medialogue. O município foi classificado como “Super Conectada”, no ranking geral e em várias categorias ficou como “Mega Conectada”.

O levantamento da consultoria Medialogue foi feito com os municípios acima de 100 mil habitantes e avaliou o uso de sites e redes sociais de governos locais. Também foram analisados como as funcionalidades contribuíram para criar relacionamentos com população. A empresa dividiu 12 cidades catarinenses em três grupos: “Mega Conectadas”, “Super Conectadas” e “Conectadas”, a partir dos resultados obtidos em quatro categorias: “onde a população participa mais”, “informação atualizada todo o dia”, “as cidades mais acessíveis” e “as cidades com mais audiência”.

Tubarão foi destaque em duas categorias: acessibilidade e atualização. Nestas duas categorias, o município foi considerado “Mega Conectada”. No quesito acessibilidade foram avaliados os caminhos para os quais o cidadão pode entrar em contato por via digital com o poder público. Nas cidades “Mega Conectadas” foram encontrados nos sites links para e-mail, seções de contato ou para a ouvidoria digital. Também verificou-se que as cidades respondem aos comentários feitos nas suas páginas de Facebook.

A outra categoria em que a Cidade Azul se destacou foi a de atualização. Neste item observou-se a frequência das postagens no site e também nas redes sociais. O município teve mais de duas atualizações por dia.

O resultado aferido pelo levantamento é comemorado pela equipe do Departamento de Comunicação, ligado à secretaria de Governo e responsável pela reformulação do portal municipal, ocorrido em 2014, e a atualização constante desta e de outras ferramentas. “Nossa intenção é que a transparência e o acesso da população aos serviços e informações da prefeitura cresça sempre. Existem muitas ferramentas tecnológicas surgindo a todo momento e elas precisam atuar em defesa do cidadão e dos seus direitos”, afirma o secretário de Governo Matheus Madeira.

Site remodelado

Transparência e inovação. O município de Tubarão vem investindo em meios que permitem aos cidadãos acompanharem o investimento dos seus impostos, sem sair de casa. Em 2014, o portal do município na internet (www.tubarao.sc.gov.br), ganhou um novo layout e ferramentas que ampliam a transparência da gestão pública. O novo site é disponibilizado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e não há custos para os associados.

Portal da Transparência

Uma das áreas de destaque do site é o Portal da Transparência. Com estas novas informações é possível conferir, além dos dados contábeis, informações referentes aos servidores públicos, como os cargos e salários. Estão disponíveis a remuneração total (soma de todos os valores recebidos, salário básico e vantagens) e os descontos legais que são referentes ao pagamento do INSS e do Imposto de Renda, quando for o caso. Outros tipos de descontos não estão disponíveis ao público, pois se tratam de informações de foro íntimo do servidor, preservado por sigilo legal.

Áreas de consulta já tradicionais do Portal da Transparência, como receitas, despesas, licitações, contratos, bem como as transferências financeiras intragovernamentais e voluntárias estão disponíveis e com as informações atualizadas. Recentemente, o portal também passou a disponibilizar informações referentes aos servidores públicos aposentados, finalizando as atualizações do site.

Acompanhe as obras do município

Infraestrutura viária, saúde, educação, lazer e incentivo ao desenvolvimento econômico. Estas são algumas das áreas em que a prefeitura de Tubarão realiza obras. Para facilitar o acesso do cidadão a estes trabalhos, uma área específica está disponível no portal do município: o Acompanhamento de Obras.

Nesta área, as obras estão divididas em “executadas” e “concluídas”. Dentro destes dois itens há subdivisões: vias (que inclui drenagem, pavimentação, repavimentações e as manutenções com patrolamentos das ruas urbanas e das estradas rurais), pontes, unidades escolares, unidades de saúde e outras obras como Arena Multiuso, Centro de Inovação, enrocamento, reforma do Paço Municipal e limpeza (que inclui a parte de poda e limpeza urbana, bem como a manutenção dos rios, córregos e canais de drenagem) e Orçamento Participativo.

Para cada obra há informações sobre o que consiste o trabalho, localização, recursos disponibilizados e a situação, além das fotos que mostram o que já foi realizado. A atualização das informações é constante e feita em parceria entre as secretarias de Infraestrutura, por meio da Fiscalização de Obras, e Governo, por meio do Departamento de Comunicação. Além disso, o cidadão também pode colaborar, enviando fotos das obras para o e-mail imprensa@tubarao.sc.gov.br com o nome completo de quem fez o registro fotográfico.

Para acessar o Acompanhamento de Obras basta acessar o portal do município (www.tubarao.sc.gov.br) e localizar o banner na página inicial do site. Além disso, há links em todas as páginas de secretarias e fundações.

Mídias sociais

A plataforma de mídias sociais do município também foi expandida. Além do Twitter, Facebook e Youtube, a prefeitura passou a utilizar o Instagram e ampliou a quantidade de conteúdo gerado para as mídias, possibilitando um contato cada vez maior e mais transparente com o cidadão.

Não deixe de acompanhar a Prefeitura de Tubarão nas redes sociais:

Facebook: prefeituradetubarao
Twitter: @governodetubarao
Instagram: @prefeituratubarao

O ranking geral

As cidades mais conectadas entre os maiores municípios catarinenses são Blumenau, Brusque, Florianópolis e Itajaí. Elas são as “Mega Conectadas” que se destacaram na pesquisa em relação à presença na internet e nas redes sociais, na transparência e disponibilidade para contato do cidadão, na atualização de seus sites e perfis sociais, e no engajamento com seu público. Entre as cidades pesquisadas, estas são as que exibem as melhores práticas para a criação de um ambiente digital de interação e contato com o cidadão.

O segundo grupo é composto por Balneário Camboriú, Joinville e Tubarão. Classificadas como as cidades “Super Conectadas”, tem presença importante na web, divulgando informações de forma consistente, sendo acessíveis ao cidadão na maioria dos canais analisados. Já as cidades “Conectadas” são Chapecó, Jaraguá do Sul, Lages, Palhoça e São José. Esses municípios, na análise geral, mantém um grau de interação e presença menor na web em comparação com os vizinhos catarinenses.

A pesquisa

O estudo é o primeiro de uma série de pesquisas produzidas pela Medialogue que analisará mais de 70 cidades em 15 estados brasileiros. A iniciativa foi inspirada no levantamento “Civic Engagement and Local E-Government: Social Networking Comes of Age”, produzido pela Universidade de Illinois em Chicago.

“Esta análise das iniciativas digitais das mais populosas cidades de Santa Catarina revela duas questões principais. A primeira é que uma importante barreira já foi superada: todos os governos municipais ranqueados contam com uma rede de canais online para comunicação com seus cidadãos e mantêm esses canais atualizados na tentativa de construir relacionamentos. O segundo ponto é que, dado esse primeiro passo, uma série de outras questões se apresentam e passam a merecer atenção especial”, explica o CEO da Medialogue, Alexandre Secco.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT