Vias são recuperadas após chuvas intensas

Em menos de uma hora foram registrados 75 milímetros de chuvas no município, nesta segunda-feira (11). Até às 19 horas choveu 110 milímetros em Tubarão. Em consequência das fortes chuvas ocorridas nesta segunda e terça-feira, a secretaria de Proteção e Defesa Civil registrou alagamentos em diversos bairros do município. Com as chuvas já amenizadas, a secretaria de Infraestrutura passa a realizar durante esta terça-feira (12) a recuperação de vias e caixas coletoras afetadas no município.

As ações iniciaram nos bairros Cruzeiro, São Martinho, Vila Padre Itamar, Congonhas e Fábio Silva, sendo nestes três últimos onde foram registrados deslizamentos de barrancos. A secretaria de Infraestrutura também atua na recuperação de vias localizadas em elevações e morros. “Estamos sinalizando com cavaletes e cones os locais onde há perigos a motoristas e aos pedestres. Todas as medidas para a recuperação destas regiões estão sendo tomadas, prevenindo qualquer tipo de transtornos”, afirma o secretário de Infraestrutura Nivaldo Tonelli.

No centro do município, a secretaria atua na operação tapa-buracos e erosões causadas pelas fortes chuvas. Em decorrência do mau tempo que segue durante esta terça-feira (12), a secretaria direcionou as ações para a limpeza de poços de visita. “Em função dos deslocamento de areia e areão causadas pelas chuvas, estes poços encontram-se com as caixas coletoras obstruídas. Esta ação será realizada para prevenir possíveis transbordamentos causados pelo grande fluxo de águas que ainda não cessaram”, explica Nivaldo.

Em períodos de cheias, a orientação é que motoristas e pedestres não circulem em vias alagadas para evitar possíveis incidentes. “Motoristas podem cair em bueiros ou em erosões do asfalto, causando grandes prejuízos ao veículo. Além disso, doenças infecciosas também podem ser transmitidas pelas águas. Recomendamos moradores ou cidadãos que circulam por vias alagadas utilizem caminhos alternativos”, ressalta o secretário.

Monitoramento – A secretaria de Proteção e Defesa Civil continua realizando o acompanhamento da situação no município e dos transtornos ocasionados pelas chuvas. Os contatos com o órgão podem ser feitos pelo telefone de emergência, o 199.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT