Março registra chuvas acima da média em alguns pontos do município

O mês de março em Tubarão teve chuvas acima da média em algumas regiões do município, segundo os pluviômetros distribuídos na cidade. De acordo com os registros do posto instalado no bairro do Rio do Pouso, que possui série histórica de mais de 70 anos e com média em torno dos 145 mm em março, registrou nos últimos 31 dias 170,2 mm de precipitação.

Nas demais regiões do município, como no bairro São Cristóvão foi registrado o menor volume com 153,2 mm, já no bairro Sertão dos Corrêas choveu 178 mm, e a maior precipitação foi registrada nas proximidades da ponte do Quartel com 209,4 mm. “Foram nove dias com ocorrências de precipitações pluviométricas iguais ou acima de um milímetro, bem abaixo dos 19 dias registrados em fevereiro. Sendo que o dia 10 teve maior quantidade de chuva, destacando-se as proximidades da ponte do Quartel (Orlando Francalacci) onde choveu 128 mm e a menor quantidade no Rio do Pouso, com 78 mm. A chuva do dia 10 ocorreu intensamente à noite, após as 20h, e com intensidade exagerada das 21h às 22h, situação que provocou alagamentos e deslizamentos no município”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.

Conforme o balanço meteorológico, a variabilidade de precipitação também foi verificada na Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, que teve em Laguna 152,4mm, enquanto em Orleans choveu 200,7 mm, segundo dados brutos de estações da Epagri-Ciram, Município de Tubarão e Agência Nacional de Águas.

Temperatura – O balanço climatológico de março revela que neste mês a temperatura ficou levemente abaixo da média se comparada ao mesmo período do ano passado. Em 2014 a média foi de 23,8ºC, e neste ano, até a média foi de 23,4ºC, com base nos dados da estação da Plantar Agronomia, instalada na Vila Moema.

Ainda em relação à temperatura, destaca-se que em 2015 foram sete dias com temperaturas máximas maiores ou iguais a 32°C, e em 2014 foram nove dias, já em relação à temperatura média, 2015 teve 12 dias com temperatura maior que 24°C, e em 2014 foram 14 dias, segundo dados da estação Vila Moema. Já em relação à temperatura mínima, em 2015 março registrou 16,5°C e em 2014, 15°C. “A temperatura da água do mar no litoral catarinense continua com anomalia positiva, ou seja temperatura acima da média, e variou de 25ºC a 26°C.Observa-se no mapa abaixo (em vermelho) que o aquecimento do oceano prolonga-se na América do Sul até a África, em azul valores abaixo da média”, ressalta o secretário Rafael.

 

Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT