Palestra integra solenidade de abertura da Semana da Água

A Tubarão Saneamento vem trabalhando efetivamente para consolidar o melhoramento do fornecimento de água, a modernização dos serviços de atendimento e o início dos trabalhos de implantação dos sistemas de esgoto no município de Tubarão. Para conscientizar a população e informar sobre estes trabalhos, representantes da instituição ministraram a palestra “Tubarão Saneamento – Status do Sistema e Próximos Desafios” durante a Solenidade de Abertura da Semana da Água, nesta segunda-feira (23), na Associação do Municípios de Laguna (Amurel).

Desafios enfrentados, metas alcançadas e investimentos realizados pela Tubarão Saneamento foram alguns dos assuntos abordados pelo diretor Operacional, Antônio Hércules e o coordenador de Investimentos, André Silva. “A intenção é mostrar como a Tubarão Saneamento tem contribuído para o município, abordando temas de interesse populacional. É de extrema relevância ressaltar a importância da água e todas as ações que estão sendo realizadas para preservar este bem”, explica Antônio Hércules.

As fases para a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Tubarão também foram apresentadas. Atualmente a empresa está em busca do licenciamento ambiental, para posteriormente elaborar o projeto executivo e implantar o sistema. “A possibilidade de melhorar o manancial do Rio Tubarão é quase inexistente, tendo como principal problema a falta de tratamento de esgoto proveniente das cidades que compõem a bacia hidrográfica da região. Dos 21 municípios integrantes, cerca de três trabalham efetivamente nesta ação. Tubarão fará parte deste número e contribuirá para o meio ambiente a partir desta implantação”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Guilherme Bressan.

A Semana da Água, promovida pela Fundação de Meio Ambiente com apoio de diversas empresas e entidades, ainda conta com diversas ações educativas para conscientização, voltadas a toda população tubaronense. Ainda nesta segunda-feira (23), a escola municipal João Paulo I (Caic) recebeu a visita de profissionais do Sesc, Unicalivre e Comitê da Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar para uma oficina de Educação Ambiental. Visitas na Horta Modelo da Tractebel também foram realizadas.

Dando continuidade a estas ações, nesta terça-feira (24), quem passar pela praça Sete de Setembro poderá participar de oficinais ambientais e da doação de mudas promovidas por meio do projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra de fotos da Enchente de 1974 também pode ser conferida no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick. Voltada para os alunos da escola João Hiláro de Melo e Francelino Mendes uma palestra será realizada sobre Proteção e Defesa Civil.

A programação completa pode ser conferida abaixo:

23/03/2015 (segunda- feira)

Solenidade de Abertura
Palestra: Tubarão Saneamento – Status do Sistema e Próximos Desafios
Local: Amurel
Horário:14h

Oficinas de Educação Ambiental
Local: EMEB João Paulo I (Caic)
Horário: 8h30 às 17h.

Visitas na Horta Modelo da Tractebel

24/03/2015 (Terça-feira)

Mostra de Fotos da Enchente de 1974
Local: Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick

Doação de Mudas, oficinas ambientais – Projeto TSGA
Local: Praça sete de setembro
Horário: 9h às 18h.

Palestra sobre Proteção e Defesa Civil
Local: EMEB João Hilario de Melo e EMEB Francelino Mendes

26/03 (quinta-feira)

Palestra Água e Desenvolvimento Sustentável
Oficina do Coletor Ecológico
Local: 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria
Horário: 10h

28/03 (Sábado)

Doação de Mudas – 9º Grupo Escoteiro Tubarão
Local: Praça 7 de setembro
Horário: 8h30 às 12h

De 23 a 28/03

Visitas na Estação de Tratamento de Água

Mostra Itinerante de Fotos do Rio Tubarão da Nascente a Foz
Local: Farol Shopping

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT