Expansão dos serviços possibilita vistorias técnicas em redes de drenagem
A limpeza e recuperação das valas de drenagem nos bairros e comunidades de Tubarão é um trabalho constante. Efetuado para dar vazão às águas, este serviço minimiza os problemas de alagamentos em diversas localidades do município. Para tornar as obras de recuperação mais efetivas, a prefeitura passou a expandir este serviço com inspeções das redes de drenagens nos pontos de alagamentos mais comuns de Tubarão. Tornando a realização deste trabalho mais viável, uma parceria foi realizada entre as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Defesa Civil.
Durante os dois anos de atuação destas secretarias, no período de 2013 a 2014, foram executados trabalhos em sete valas do município. Centenas de famílias que sofriam durante anos com constantes alagamentos e diversos problemas acarretados por essa complicação foram favorecidos com a execução destas obras. Moradores dos bairros Humaitá, Monte Castelo, Oficinas, São João, Santa Luzia, Santo Antônio de Pádua e Recife agora podem desfrutar de uma melhor qualidade de vida.
O ano de 2015 ainda está no início de suas atividades, mas com a atuação constante do poder municipal, três localidades já foram beneficiadas com a expansão dos serviços nas redes de drenagem por meio de vistorias, limpezas e recuperações. A preocupação com os constantes alagamentos na região da avenida Pedro Zapellini, esquina com a rua Prudente de Moraes (Morro do Canudo), Ferreira Lima, Vereador João Adolfo Machado e Bernardino Antunes Teixeira e entorno, levou a equipe do município a realizar a primeira vistoria técnica. Durante a inspeção constatou-se que a rede de drenagem desta região estava comprometida com assoreamento e até mesmo com obstáculos dos antigos sistemas e obras realizadas.
O maior problema encontrado durante a vistoria era uma antiga tubulação de água, que ainda estava em uso e atravessa a rede de drenagem, comprometendo-a. A baixa vazão em decorrência destes fatores contribuía com os constantes alagamentos. No local verificado a rede estava obstruída em aproximadamente 60%. Outra situação verificada foi a conexão dos tubos que não foram realizadas com a devida técnica. Além destes problemas, também foram encontrados poços de visita, caixas de passagem e bueiros completamente obstruídos. Com estas descobertas, o município entrou em contato com a Tubarão Saneamento para que a tubulação da rede de abastecimento de água fosse totalmente reestruturada.
A rede de drenagem da rua Vereador João Praxedes Teixeira, no bairro Recife, próxima ao campo de futebol, foi a segunda localidade a receber melhorias, com a desobstrução e troca de tubulações. Os trabalhos envolveram as secretarias de Infraestrutura, Proteção e Defesa Civil e a Fundação Municipal de Meio Ambiente. Técnicos do município iniciaram o monitoramento e inspeção de vários pontos onde são registrados alagamentos em dias de chuvas torrenciais. Em muitos destes locais foram constatados problemas na rede de drenagem decorrentes de assoreamento, além de tubulações danificadas, como é o caso desta rede de drenagem.
Os trabalhos realizados na Vereador João Praxedes são semelhantes aos que estão executados também na rede de drenagem da rua dos Ferroviários, em Oficinas, contemplando a terceira obra a receber vistoria técnica e reestruturação por meio de ações realizadas pelo município. “A falta de manutenção nos anos anteriores foi o maior precursor para os alagamentos. Em busca da solução destes problemas, a equipe está realizando desobstrução dos tubos e posteriormente instalará dois poços de visitas para limpezas periódicas”, explica o secretário de Infraestrutura Nivaldo
Durante este ano outras cinco localidades receberam limpeza e recuperação das redes de drenagem. Moradores dos bairros Vila Moema, Andrino, Congonhas e Recife já usufruem de vias livres de constantes alagamentos. “Os serviços de limpeza e recuperação serão frequentes, como também as vistorias técnicas nas redes de drenagem dos principais pontos de alagamentos no município. Com estas ações buscamos minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas ocorridas no município de Tubarão”, afirma Nivaldo.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT